Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35240
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALENCAR, M. I. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4355996449534938pt_BR
dc.contributor.advisor1FIGUEIREDO, Gustavo de Alencar.-
dc.contributor.advisor1IDFIGUEIREDO, G. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2438169816514170pt_BR
dc.contributor.referee1ROCHA , Diego Marceli.-
dc.contributor.referee2FREGOLENTE, Douglas.-
dc.description.resumoÉ evidente que ainda exista uma falta de contextualização, inovação e abordagem da cultura científica ao tratar-se dos conteúdos da disciplina de Física pelos professores da educação básica, não havendo uma melhor discussão ou conhecimento prévio dos alunos acerca do que será tratado em sala de aula. Por essa razão, esse estudo tem como objetivo geral explorar situações didáticas que envolvam os conteúdos curriculares de física, correlacionando com a literatura, através da utilização de uma metodologia ativa sala de aula invertida no ensino médio. Para isso, utilizei como metodologia para esse estudo a pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. O primeiro foi realizado através de leituras em livros, artigos e Trabalhos de conclusão de curso sobre o tema. O segundo foi feito através de uma pesquisa de campo realizada com estudantes do Ensino Médio regularmente matriculados na escola de educação básica EMTI Tabelião José Pinto Quezado. Os oito estudantes que participaram da pesquisam variam de turmas de 1° e 2°ano. As aplicações aconteceram através de momentos pedagógicos com os alunos na sala de informática da escola e todos participaram do momento em sala de aula com a aplicação da metodologia ativa sala de aula invertida e responderam o questionamento após essas aulas. Ficou claro que o ensino de Física pode trazer um tratamento não só científico, mas também artístico, podendo ser utilizado não só trechos de livros, mas cenas de filme ou até mesmo uma pintura, com isso a pesquisa ocorreu de maneira satisfatória embora a quantidade de alunos fosse reduzida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqFísica.pt_BR
dc.titleO ensino da Física e Arte: cenários para a enculturação científica dos(as) estudante.pt_BR
dc.date.issued2023-12-01-
dc.description.abstractIt is evident that there is still a lack of contextualization and innovation and approach to It is evident that there is still a lack of contextualization, innovation, and the approach of scientific culture in dealing with Physics content by teachers in basic education, without a better discussion or prior knowledge of students regarding what will be addressed in the classroom. For this reason, this study aims to explore didactic situations involving Physics curriculum content, correlating it with literature, through the use of an active methodology - flipped classroom - in high school education. To achieve this, I utilized bibliographic research and field research as the methodology for this study. The former was conducted through readings in books, articles, and thesis papers on the subject. The latter was carried out through field research conducted with high school students regularly enrolled at the EMTI Tabelião José Pinto Quezado basic education school. The eight students who participated in the research were from 1st and 2nd-year classes. The applications took place through pedagogical moments with the students in the school's computer room, and all of them participated in the classroom sessions with the application of the active flipped classroom methodology and answered the questions after these classes. It became clear that the teaching of Physics can provide not only a scientific but also an artistic treatment, utilizing not only excerpts from books but also movie scenes or even a painting. Thus, the research proceeded satisfactorily despite the reduced number of students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35240-
dc.date.accessioned2024-03-26T16:27:25Z-
dc.date.available2024-03-26-
dc.date.available2024-03-26T16:27:25Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de física e artept_BR
dc.subjectEnsino de artept_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEnculturação científicapt_BR
dc.subjectTeaching physics and artpt_BR
dc.subjectArt teachingpt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectScientific enculturationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALENCAR, Maria Izabel de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of Physics and Art: scenarios for scientific enculturation of the student.pt_BR
dc.identifier.citationALENCAR, Maria Izabel de. O ensino da Física e Arte: cenários para a enculturação científica dos(as) estudantes. 2023. 57f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA IZABEL DE SOUZA ALENCAR. MONOGRAFIA FÍSICA. CFP 2023.pdfMaria Izabel de Souza. Monografia Física. CFP 2023.3.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.