Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35241
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, R. Â.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3881143031506474pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, João Maria da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, J. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2100265406387770pt_BR
dc.contributor.referee1FREGOLENTE, Douglas.-
dc.contributor.referee2RAMALHO, Renato Nunes.-
dc.description.resumoOs fenômenos luminosos são frequentes e essenciais em nossas atividades diárias, entretanto, entender a verdadeira essência do que é Luz e como seu conceito se estruturou ao longo dos anos exige uma análise de diversos períodos históricos que muitas das vezes não são mencionados no processo de ensino/aprendizagem da educação básica e nos cursos de formação de professores. Logo, com o auxílio da História e Filosofia das Ciências (HFC) podemos compreender como as controvérsias relacionadas a natureza ondulatória e corpuscular da Luz podem ser aplicadas em sala de aula e contribuir com a percepção de que os fenômenos ópticos não foram explicados e deduzidos em um curto intervalo de tempo. As discussões aqui propostas têm como base a revisão das pesquisas e das argumentações sugeridas por outros autores, sendo que parte dessas pesquisas foram selecionadas por meio do google acadêmico, SciELO, leitura de resumos, palavras-chave e outros sites que oferecem filtros para a seleção de textos convenientes a temática. Após a descrição podemos identificar como anda o estado da arte para essa temática e como ela é extremamente conveniente para aplicação em sala de aula. Palavras-chave: Óptica, Luz, HFC, dualidade da Luz.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqFísica.pt_BR
dc.titleOnda ou partícula: concepções sobre a natureza da luz e as implicações da História e Filosofia da Ciência na educação básica.pt_BR
dc.date.issued2023-11-27-
dc.description.abstractLuminous phenomena are frequent and essential in our daily activities. However, comprehending the nature of light and how its concept evolved over the years demands an analysis of various historical periods, often overlooked in the teaching/learning process in basic education and teacher training courses. Thus, with the aid of the History and Philosophy of Science (HPS), we can understand how controversies related to the wave-particle duality can be applied in the classroom and contribute to the understanding that optical phenomena were not explained and deduced in a short period of time. The discussions proposed here are based on the review of research and arguments suggested by other authors. Some of these studies were selected through Google Scholar, SCIELO, abstract readings, keywords, and other websites offering filters for selecting relevant texts. Following this overview, we can identify the state of the art for this topic and its high suitability for classroom application.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35241-
dc.date.accessioned2024-03-26T16:47:14Z-
dc.date.available2024-03-26-
dc.date.available2024-03-26T16:47:14Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectÓpticapt_BR
dc.subjectLuz na antiguidadept_BR
dc.subjectFenômenos ópticospt_BR
dc.subjectCiências - História e Filosofia- HFCpt_BR
dc.subjectDualidade da luzpt_BR
dc.subjectOpticspt_BR
dc.subjectLight in antiquitypt_BR
dc.subjectOptical phenomenapt_BR
dc.subjectSciences - History and Philosophy - HFCpt_BR
dc.subjectHistória da ciência - educação básicapt_BR
dc.subjectFilosofia da ciência - educação básicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Rannyel Ânderson dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeWave or particle: conceptions about the nature of light and the implications History and Philosophy of Science in basic education.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Rannyel Ânderson dos. Onda ou partícula: concepções sobre a natureza da luz e as implicações da História e Filosofia da Ciência na educação básica. 2023. 55f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RANNYEL ÂNDERSON DOS SANTOS. MONOGRAFIA FÍSICA. CFP 2023.pdfRannyel Ânderson dos Santos. Monografia Física. CFP 2023.430.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.