Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35242
Title: | A cultura indígena brasileira em sala de aula: experiência na Escola Municipal Padre Antonino. |
Other Titles: | Brazilian indigenous culture in the classroom: experience at Escola Municipal Padre Antonino. |
???metadata.dc.creator???: | PEQUENO, Dênis Barbo.sa ANGELINO, Mariana Melo. ANDRADE, Regina das Neves de. NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. CIBALDE, Wendy Nicollas Diniz. |
Keywords: | Cultura indígena brasileira;Escola Municipal Padre Antonino - Campina Grande - PB;Fotografias e cultura indígena;Temática indígena - sala de aula;Brazilian indigenous culture;Padre Antonino Municipal School - Campina Grande - PB;Indigenous photographs and culture;Indigenous theme - classroom |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | PEQUENO, Dênis Barbosa; ANGELINO, Mariana Melo; ANDRADE, Regina das Neves de; NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes; CIBALDE, Wendy Nicollas Diniz. A cultura indígena brasileira em sala de aula: experiência na Escola Municipal Padre Antonino. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 10 - Ensino de História e Formação Docente. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 737-742. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35242 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O objetivo deste trabalho é problematizar uma experiência docente vivenciada na cidade de Campina Grande, Paraíba, na Escola Municipal Padre Antonino, no primeiro semestre de 2019. A escolha do objeto foi motivada pelo trabalho desenvolvido no Subprojeto História, do Programa Residência Pedagógica do Centro de Humanidades da UFCG. A documentação selecionada é constituída por fotografias que registraram a oficina sobre as culturas indígenas realizada pelos estudantes do sétimo ano A e sétimo ano C, ao final do semestre, no qual mobilizou todo o corpo escolar, havendo a interação da comunidade nas produções da culminância. A partir dessa documentação percebemos a necessidade de analisar os resultados significativos relativos à temática “indígena no contexto escolar" na aprendizagem dos alunos. Durante a concretização do trabalho, dialogamos com alguns autores, a exemplo de Fabricio Adriano, com a proposta de trabalhar a temática indígena através de uma intervenção e Jorge Larrosa Bondía, com suas reflexões sobre o saber da experiência. |
Keywords: | Cultura indígena brasileira Escola Municipal Padre Antonino - Campina Grande - PB Fotografias e cultura indígena Temática indígena - sala de aula Brazilian indigenous culture Padre Antonino Municipal School - Campina Grande - PB Indigenous photographs and culture Indigenous theme - classroom |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35242 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 10: Ensino de História e Formação Docente. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A CULTURA INDÍGENA BRASILEIRA - III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 10 2019.pdf | A cultura indígena brasileira em sala de aula: experiência na Escola Municipal Padre Antonino. - III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 10 2019 | 503.69 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.