Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35242
Title: A cultura indígena brasileira em sala de aula: experiência na Escola Municipal Padre Antonino.
Other Titles: Brazilian indigenous culture in the classroom: experience at Escola Municipal Padre Antonino.
???metadata.dc.creator???: PEQUENO, Dênis Barbo.sa
ANGELINO, Mariana Melo.
ANDRADE, Regina das Neves de.
NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
CIBALDE, Wendy Nicollas Diniz.
Keywords: Cultura indígena brasileira;Escola Municipal Padre Antonino - Campina Grande - PB;Fotografias e cultura indígena;Temática indígena - sala de aula;Brazilian indigenous culture;Padre Antonino Municipal School - Campina Grande - PB;Indigenous photographs and culture;Indigenous theme - classroom
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEQUENO, Dênis Barbosa; ANGELINO, Mariana Melo; ANDRADE, Regina das Neves de; NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes; CIBALDE, Wendy Nicollas Diniz. A cultura indígena brasileira em sala de aula: experiência na Escola Municipal Padre Antonino. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 10 - Ensino de História e Formação Docente. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 737-742. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35242
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo deste trabalho é problematizar uma experiência docente vivenciada na cidade de Campina Grande, Paraíba, na Escola Municipal Padre Antonino, no primeiro semestre de 2019. A escolha do objeto foi motivada pelo trabalho desenvolvido no Subprojeto História, do Programa Residência Pedagógica do Centro de Humanidades da UFCG. A documentação selecionada é constituída por fotografias que registraram a oficina sobre as culturas indígenas realizada pelos estudantes do sétimo ano A e sétimo ano C, ao final do semestre, no qual mobilizou todo o corpo escolar, havendo a interação da comunidade nas produções da culminância. A partir dessa documentação percebemos a necessidade de analisar os resultados significativos relativos à temática “indígena no contexto escolar" na aprendizagem dos alunos. Durante a concretização do trabalho, dialogamos com alguns autores, a exemplo de Fabricio Adriano, com a proposta de trabalhar a temática indígena através de uma intervenção e Jorge Larrosa Bondía, com suas reflexões sobre o saber da experiência.
Keywords: Cultura indígena brasileira
Escola Municipal Padre Antonino - Campina Grande - PB
Fotografias e cultura indígena
Temática indígena - sala de aula
Brazilian indigenous culture
Padre Antonino Municipal School - Campina Grande - PB
Indigenous photographs and culture
Indigenous theme - classroom
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35242
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 10: Ensino de História e Formação Docente.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A CULTURA INDÍGENA BRASILEIRA - III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 10 2019.pdfA cultura indígena brasileira em sala de aula: experiência na Escola Municipal Padre Antonino. - III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 10 2019503.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.