Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35243
Title: Educação em tempo integral: pedagogia da presença e tutoria no modelo ECI/PB.
Other Titles: Full-time education: pedagogy of presence and mentoring in the ECI/PB model.
???metadata.dc.creator???: MARTINS, Rodolfo da Silva.
Keywords: Educação em tempo integral;Educação integral;Pedagogia da presença;Escolas Cidadãs Integrais - Paraíba;Tutoria - escolas de tempo integral;Paraíba - Educação integral;Full-time education;Comprehensive education;Pedagogy of presence;Integral Citizen Schools - Paraíba;Tutoring - full-time schools;Paraíba - Comprehensive education
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MARTINS, Rodolfo da Silva. Educação em tempo integral: pedagogia da presença e tutoria no modelo ECI/PB. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 10 - Ensino de História e Formação Docente. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 698-708. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35243
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho visa apresentar e discutir a Pedagogia da Presença e as relações de Tutoria no cotidiano das escolas em tempo integral do Estado da Paraíba, como experiências importantes na sustentação do programa. A Pedagogia da Presença tem por objetivo, conforme nos apresenta COSTA (1999), o estabelecimento de uma relação de reciprocidade mútua entre educador e educando promovendo assim uma proposta de formação de um jovem autônomo, solidário e competente. Os princípios norteadores do programa são os 4 (quatro) pilares da educação propostos pela UNESCO (1999), (a saber: Aprender a Ser, a Fazer, a Conviver e Aprender) para a educação do século XXI, onde através destes eixos formativos podemos observar ações que objetivam a formação e desenvolvimento destas habilidades no estudante. A presença educativa no dia-a-dia da escola é manifestada em diversos momentos e é consolidada com a prática da metodologia da Tutoria, cuja intencionalidade é o acompanhamento acadêmico do estudante pelo professor, escolhido pelo aluno baseado nos laços de afetividade, admiração e/ou respeito, construído entre os mesmos. Tais metodologias de educação aferidas na rotina das escolas, tem apresentado resultados considerados satisfatórios, no que tange a quebra de uma cultura escolar, onde o professor era visto com certo distanciamento pelo aluno, podendo o jovem estudante desenvolver potencialidades que auxiliem nas construções dos seus Projetos de Vida, que se apresenta como uma metodologia de êxito e centralidade da pedagogia do programa, revelando o estudante como sujeito protagonista de suas escolhas e história. A metodologia, se deu pelos estudos de COSTA (1999) que contribui com as discussões em torno da Pedagogia da Presença e o estudo dos guias de formação para ingresso nas ECI’s, do ICE – Instituto de Corresponsabilidade da Educação. Por fim, podemos concluir de apesar estejam ainda em estágio inicial, as ECI’s na Paraíba tem apresentado resultados animadores e apesar das dificuldades para sua consolidação, podemos aponta-la como local privilegiado no desenvolvimento integral do aluno.
Keywords: Educação em tempo integral
Educação integral
Pedagogia da presença
Escolas Cidadãs Integrais - Paraíba
Tutoria - escolas de tempo integral
Paraíba - Educação integral
Full-time education
Comprehensive education
Pedagogy of presence
Integral Citizen Schools - Paraíba
Tutoring - full-time schools
Paraíba - Comprehensive education
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35243
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 10: Ensino de História e Formação Docente.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL - III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 10 2019.pdfEducação em tempo integral: pedagogia da presença e tutoria no modelo ECI/PB. - III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 10 2019378.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.