Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35244
Title: Nova Palmeira: meu passado, meu presente. O ensino de história local e as tecnologias digitais.
Other Titles: Nova Palmeira: my past, my present. Teaching local history and digital technologies.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Janielly Souza dos.
Keywords: Nova Palmeira - PB - História;História local - Nova Palmeira - PB;Ensino de História local - Nova Palmeira - PB;Tecnologias digitais e ensino de História;Escola Municipal Iran Coelho Dantas - Nova Palmeira - PB;Nova Palmeira - PB - History;Local history - Nova Palmeira - PB;Teaching Local History - Nova Palmeira - PB;Digital technologies and History teaching;Iran Coelho Dantas Municipal School - Nova Palmeira - PB
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Janielly Souza dos. Nova Palmeira: meu passado, meu presente. O ensino de história local e as tecnologias digitais. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 10 - Ensino de História e Formação Docente. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 720-729. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35244
???metadata.dc.description.resumo???: Diante das sensibilidades da prática cotidiana no Ensino de História e da necessidade de refletir a História Local, fora desenvolvido junto ao 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Iran Coelho Dantas, localizada no município de Nova Palmeira – PB, o projeto “Nova Palmeira: Meu passado, meu presente”. Tendo como objetivo pensar a relevância do ensino de História Local para a relação ensino-aprendizagem em História, assim como para a comunidade escolar, este projeto foi esculpido. Nossa metodologia de ensino constituiu-se na produção de documentários, seguida de exposição e debates. O uso das tecnologias digitais fora essencial na efetivação do projeto. Em tempos de um corpo discente nativo digital, usar as tecnologias digitais se configura em produção de uma relação ensinoaprendizagem fruto da realidade vivencial dos alunos, que são sujeitos protagonistas na construção de conhecimentos, na edificação da educação, seja ela escolar, ou para além deste espaço. Metodologicamente, para elaboração do presente trabalho, nos debruçamos sobre uma pesquisa de análise qualitativa a partir de experiências colhidas através de debates e de questionários realizados junto aos alunos participantes do projeto. Na composição da análise das experiências partilhadas recorremos a discussões sobre identidades, sensibilidades, tecnologias digitais, educação, cultura, História Local, ensino de História, espaço. Os frutos colhidos com a realização deste projeto alimentam a crença na possibilidade de construção uma educação significativa para os sujeitos envolvidos no processo educacional, um ensino de História pautado pelas sensibilidades daqueles que incorporam o passado pelas lentes do presente.
Keywords: Nova Palmeira - PB - História
História local - Nova Palmeira - PB
Ensino de História local - Nova Palmeira - PB
Tecnologias digitais e ensino de História
Escola Municipal Iran Coelho Dantas - Nova Palmeira - PB
Nova Palmeira - PB - History
Local history - Nova Palmeira - PB
Teaching Local History - Nova Palmeira - PB
Digital technologies and History teaching
Iran Coelho Dantas Municipal School - Nova Palmeira - PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35244
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 10: Ensino de História e Formação Docente.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NOVA PALMEIRA - MEU PASSADO - III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 10 2019.pdfNova palmeira: meu passado, meu presente. O ensino de história local e as tecnologias digitais. - III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 10 2019377.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.