Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35244
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoDiante das sensibilidades da prática cotidiana no Ensino de História e da necessidade de refletir a História Local, fora desenvolvido junto ao 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Iran Coelho Dantas, localizada no município de Nova Palmeira – PB, o projeto “Nova Palmeira: Meu passado, meu presente”. Tendo como objetivo pensar a relevância do ensino de História Local para a relação ensino-aprendizagem em História, assim como para a comunidade escolar, este projeto foi esculpido. Nossa metodologia de ensino constituiu-se na produção de documentários, seguida de exposição e debates. O uso das tecnologias digitais fora essencial na efetivação do projeto. Em tempos de um corpo discente nativo digital, usar as tecnologias digitais se configura em produção de uma relação ensinoaprendizagem fruto da realidade vivencial dos alunos, que são sujeitos protagonistas na construção de conhecimentos, na edificação da educação, seja ela escolar, ou para além deste espaço. Metodologicamente, para elaboração do presente trabalho, nos debruçamos sobre uma pesquisa de análise qualitativa a partir de experiências colhidas através de debates e de questionários realizados junto aos alunos participantes do projeto. Na composição da análise das experiências partilhadas recorremos a discussões sobre identidades, sensibilidades, tecnologias digitais, educação, cultura, História Local, ensino de História, espaço. Os frutos colhidos com a realização deste projeto alimentam a crença na possibilidade de construção uma educação significativa para os sujeitos envolvidos no processo educacional, um ensino de História pautado pelas sensibilidades daqueles que incorporam o passado pelas lentes do presente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titleNova Palmeira: meu passado, meu presente. O ensino de história local e as tecnologias digitais.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35244-
dc.date.accessioned2024-03-26T17:30:00Z-
dc.date.available2024-03-26-
dc.date.available2024-03-26T17:30:00Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectNova Palmeira - PB - Históriapt_BR
dc.subjectHistória local - Nova Palmeira - PBpt_BR
dc.subjectEnsino de História local - Nova Palmeira - PBpt_BR
dc.subjectTecnologias digitais e ensino de Históriapt_BR
dc.subjectEscola Municipal Iran Coelho Dantas - Nova Palmeira - PBpt_BR
dc.subjectNova Palmeira - PB - Historypt_BR
dc.subjectLocal history - Nova Palmeira - PBpt_BR
dc.subjectTeaching Local History - Nova Palmeira - PBpt_BR
dc.subjectDigital technologies and History teachingpt_BR
dc.subjectIran Coelho Dantas Municipal School - Nova Palmeira - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Janielly Souza dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeNova Palmeira: my past, my present. Teaching local history and digital technologies.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Janielly Souza dos. Nova Palmeira: meu passado, meu presente. O ensino de história local e as tecnologias digitais. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 10 - Ensino de História e Formação Docente. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 720-729. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35244pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 10: Ensino de História e Formação Docente.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NOVA PALMEIRA - MEU PASSADO - III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 10 2019.pdfNova palmeira: meu passado, meu presente. O ensino de história local e as tecnologias digitais. - III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 10 2019377.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.