Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35245
Title: Residência pedagógica - subprojeto História/CH/UFCG: o protagonismo discente construindo um jornal de época.
Other Titles: Pedagogical residency - History/CH/UFCG subproject: student protagonism in building a period newspaper.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Franciny Raquel Torres do.
LIRA, Virgínia Genuíno.
NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
Keywords: Residência pedagógica;Escola Cidadã Integral Virgínius da Gama e Melo;Elaboração de jornal - atividade;Ensino de História;Pedagogia do exame - Luckesi;Pedagogical residency;Virgínius da Gama e Melo Comprehensive Citizen School;Preparing a newspaper - activity;Teaching History;Exam pedagogy - Luckesi
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Franciny Raquel Torres do; LIRA, Virgínia Genuíno; NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. Residência pedagógica - subprojeto História/CH/UFCG: o protagonismo discente construindo um jornal de época. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 10 - Ensino de História e Formação Docente. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 730-736. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35245
???metadata.dc.description.resumo???: O Programa Residência Pedagógica do subprojeto História, do Centro de Humanidades- UFCG, iniciou em 01 de agosto de 2018 e encerrará as atividades em 31 de janeiro de 2020 tem como objetivo estimular a articulação entre teoria e prática de seus estudantes em parceria com as redes de Educação Básica e, consequentemente a melhoria do processo de formação dos futuros professores de História. Nesta perspectiva, este trabalho se constitui de um relato de experiências, cujo objetivo é apresentar uma narrativa sobre a produção de um jornal de época acerca da década de 1920 e a crise de 1929, também conhecida como “A Grande Depressão”. O trabalho foi realizado pelos estudantes da turma do 3º ano (B) da Escola Cidadã integral Virgínius da Gama e Melo, sob a orientação das residentes e do preceptor. A metodologia consistiu na produção do jornal elaborado pelos próprios estudantes, que foram estimulados para exercitar a pesquisa e a criatividade em sala de aula. Nosso trabalho possui um caráter qualitativo, baseado nas respostas dos questionários direcionados ao público discente da turma escolhida, e quantitativo, por meio dos dados estatísticos que comprovam o valor de atividades semelhantes a essa, partindo da perspectiva dos próprios discentes que por sua vez, abordaram ideias, propostas e opiniões acerca da oficina. No presente trabalho dialogamos com alguns autores, tais como: Luckesi (2010) através do conceito de "pedagogia do exame" e sua perspectiva de conhecimento; o conceito de experiência para Larrosa (2002) e, a respeito da relação entre Jornal e História, utilizamos Lima (2014). Esses autores, por sua vez, contribuíram para o auxílio da compreensão do protagonismo dos estudantes no espaço escolar e por isso o presente estudo se faz importante, ao promover uma reflexão sobre uma atividade desenvolvida em sala de aula que constrói espaços para os estudantes exercerem o papel de protagonista no processo de aprendizagem e construção do conhecimento, revelando-se motivadora e instigante nesse ciclo e como nós, enquanto docentes e historiadores podemos repensar nosso lugar no ambiente escolar como educadores através das nossas práticas de ensino e avaliação da aprendizagem.
Keywords: Residência pedagógica
Escola Cidadã Integral Virgínius da Gama e Melo
Elaboração de jornal - atividade
Ensino de História
Pedagogia do exame - Luckesi
Pedagogical residency
Virgínius da Gama e Melo Comprehensive Citizen School
Preparing a newspaper - activity
Teaching History
Exam pedagogy - Luckesi
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35245
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 10: Ensino de História e Formação Docente.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 10 2019.pdfResidência pedagógica - subprojeto História/CH/UFCG: o protagonismo discente construindo um jornal de época. - III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 10 2019278.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.