Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35245
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | O Programa Residência Pedagógica do subprojeto História, do Centro de Humanidades- UFCG, iniciou em 01 de agosto de 2018 e encerrará as atividades em 31 de janeiro de 2020 tem como objetivo estimular a articulação entre teoria e prática de seus estudantes em parceria com as redes de Educação Básica e, consequentemente a melhoria do processo de formação dos futuros professores de História. Nesta perspectiva, este trabalho se constitui de um relato de experiências, cujo objetivo é apresentar uma narrativa sobre a produção de um jornal de época acerca da década de 1920 e a crise de 1929, também conhecida como “A Grande Depressão”. O trabalho foi realizado pelos estudantes da turma do 3º ano (B) da Escola Cidadã integral Virgínius da Gama e Melo, sob a orientação das residentes e do preceptor. A metodologia consistiu na produção do jornal elaborado pelos próprios estudantes, que foram estimulados para exercitar a pesquisa e a criatividade em sala de aula. Nosso trabalho possui um caráter qualitativo, baseado nas respostas dos questionários direcionados ao público discente da turma escolhida, e quantitativo, por meio dos dados estatísticos que comprovam o valor de atividades semelhantes a essa, partindo da perspectiva dos próprios discentes que por sua vez, abordaram ideias, propostas e opiniões acerca da oficina. No presente trabalho dialogamos com alguns autores, tais como: Luckesi (2010) através do conceito de "pedagogia do exame" e sua perspectiva de conhecimento; o conceito de experiência para Larrosa (2002) e, a respeito da relação entre Jornal e História, utilizamos Lima (2014). Esses autores, por sua vez, contribuíram para o auxílio da compreensão do protagonismo dos estudantes no espaço escolar e por isso o presente estudo se faz importante, ao promover uma reflexão sobre uma atividade desenvolvida em sala de aula que constrói espaços para os estudantes exercerem o papel de protagonista no processo de aprendizagem e construção do conhecimento, revelando-se motivadora e instigante nesse ciclo e como nós, enquanto docentes e historiadores podemos repensar nosso lugar no ambiente escolar como educadores através das nossas práticas de ensino e avaliação da aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.title | Residência pedagógica - subprojeto História/CH/UFCG: o protagonismo discente construindo um jornal de época. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35245 | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-26T17:36:33Z | - |
dc.date.available | 2024-03-26 | - |
dc.date.available | 2024-03-26T17:36:33Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Residência pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Escola Cidadã Integral Virgínius da Gama e Melo | pt_BR |
dc.subject | Elaboração de jornal - atividade | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia do exame - Luckesi | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical residency | pt_BR |
dc.subject | Virgínius da Gama e Melo Comprehensive Citizen School | pt_BR |
dc.subject | Preparing a newspaper - activity | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.subject | Exam pedagogy - Luckesi | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | NASCIMENTO, Franciny Raquel Torres do. | - |
dc.creator | LIRA, Virgínia Genuíno. | - |
dc.creator | NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Pedagogical residency - History/CH/UFCG subproject: student protagonism in building a period newspaper. | pt_BR |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Franciny Raquel Torres do; LIRA, Virgínia Genuíno; NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. Residência pedagógica - subprojeto História/CH/UFCG: o protagonismo discente construindo um jornal de época. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 10 - Ensino de História e Formação Docente. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 730-736. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35245 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 10: Ensino de História e Formação Docente. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 10 2019.pdf | Residência pedagógica - subprojeto História/CH/UFCG: o protagonismo discente construindo um jornal de época. - III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 10 2019 | 278.39 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.