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dc.description.resumoA canção, como um dos chamados documentos e/ou linguagens alternativas a serem utilizada nas aulas de História, apresenta em sua natureza uma dupla articulação (verbal e musical) que se devidamente trabalhada contribui para o processo de aprendizagem dos educandos na construção do conhecimento histórico em sala de aula. A articulação musical da canção — que compreende a melodia, a harmonia, o ritmo, o arranjo, a performance, dentre outros parâmetros —, pode ser encarada pelo professor leigo em música como um obstáculo quando de seu uso como documento nas aulas de História. A opção por trabalhar apenas a articulação verbal da canção — a letra — pode desembocar em problemas de interpretação documental que levam a considerar uma parte do documento como representação do todo, prejudicando, desta forma, a construção do conhecimento histórico. Apesar de pertencente a um campo no qual nem todos os professores caminham com segurança — uma vez que o professor de História não é necessariamente músico —, a canção tem inteligibilidade musical acessível a qualquer leigo em música, afinal ela se comunica com esse público. A partir de uma experiência de pesquisa, desenvolvida na Universidade Federal de Pernambuco, que utilizou da canção De Frente Pro Crime/Ninguém Liga Pra Você como documento numa aula de História, levando em conta seus parâmetros musicais, objetivamos discutir a contribuição dos parâmetros da articulação musical da canção na aprendizagem de História por pessoas leigas em música. Dentre os alunos que participaram da pesquisa não havia músicos, no entanto, num pequeno exercício de sensibilidade e percepção musical, puderam inferir sobre temporalidades, lugares e contextos a partir de elementos como o ritmo, a vocalização, o timbre e outros parâmetros da articulação musical da canção trabalhada. As possíveis dificuldades no trato da canção como documento a ser utilizado nas aulas de História podem ser superadas a partir de pequenos esforços de compreensão e de exercícios de percepção musical acessível a qualquer leigo em música.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titleA canção como documento na aula de História e sua dupla articulação: um exercício de sensibilidade.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35246-
dc.date.accessioned2024-03-26T17:39:41Z-
dc.date.available2024-03-26-
dc.date.available2024-03-26T17:39:41Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectCanção como documentopt_BR
dc.subjectMúsica e ensino de Históriapt_BR
dc.subjectCanção como fonte históriapt_BR
dc.subjectAula de História com cançõespt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectArticulação verbal da cançãopt_BR
dc.subjectSong as documentpt_BR
dc.subjectMusic and History teachingpt_BR
dc.subjectSong as a source of historypt_BR
dc.subjectHistory lesson with songspt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectVerbal articulation of the songpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Maxwell Luan.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe song as a document in History class and its double articulation: an exercise in sensitivity.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Maxwell Luan. A canção como documento na aula de história e sua dupla articulação: um exercício de sensibilidade. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 10 - Ensino de História e Formação Docente. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 687-697. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35246pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 10: Ensino de História e Formação Docente.

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A CANÇÃO COMO DOCUMENTO NA AULA DE HISTÓRIA - III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 10 2019.pdfA canção como documento na aula de História e sua dupla articulação: um exercício de sensibilidade. - III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 10 2019325.84 kBAdobe PDFView/Open


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