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Title: A canção como documento na aula de História e sua dupla articulação: um exercício de sensibilidade.
Other Titles: The song as a document in History class and its double articulation: an exercise in sensitivity.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Maxwell Luan.
Keywords: Canção como documento;Música e ensino de História;Canção como fonte história;Aula de História com canções;Ensino de História;Articulação verbal da canção;Song as document;Music and History teaching;Song as a source of history;History lesson with songs;Teaching History;Verbal articulation of the song
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, Maxwell Luan. A canção como documento na aula de história e sua dupla articulação: um exercício de sensibilidade. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 10 - Ensino de História e Formação Docente. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 687-697. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35246
???metadata.dc.description.resumo???: A canção, como um dos chamados documentos e/ou linguagens alternativas a serem utilizada nas aulas de História, apresenta em sua natureza uma dupla articulação (verbal e musical) que se devidamente trabalhada contribui para o processo de aprendizagem dos educandos na construção do conhecimento histórico em sala de aula. A articulação musical da canção — que compreende a melodia, a harmonia, o ritmo, o arranjo, a performance, dentre outros parâmetros —, pode ser encarada pelo professor leigo em música como um obstáculo quando de seu uso como documento nas aulas de História. A opção por trabalhar apenas a articulação verbal da canção — a letra — pode desembocar em problemas de interpretação documental que levam a considerar uma parte do documento como representação do todo, prejudicando, desta forma, a construção do conhecimento histórico. Apesar de pertencente a um campo no qual nem todos os professores caminham com segurança — uma vez que o professor de História não é necessariamente músico —, a canção tem inteligibilidade musical acessível a qualquer leigo em música, afinal ela se comunica com esse público. A partir de uma experiência de pesquisa, desenvolvida na Universidade Federal de Pernambuco, que utilizou da canção De Frente Pro Crime/Ninguém Liga Pra Você como documento numa aula de História, levando em conta seus parâmetros musicais, objetivamos discutir a contribuição dos parâmetros da articulação musical da canção na aprendizagem de História por pessoas leigas em música. Dentre os alunos que participaram da pesquisa não havia músicos, no entanto, num pequeno exercício de sensibilidade e percepção musical, puderam inferir sobre temporalidades, lugares e contextos a partir de elementos como o ritmo, a vocalização, o timbre e outros parâmetros da articulação musical da canção trabalhada. As possíveis dificuldades no trato da canção como documento a ser utilizado nas aulas de História podem ser superadas a partir de pequenos esforços de compreensão e de exercícios de percepção musical acessível a qualquer leigo em música.
Keywords: Canção como documento
Música e ensino de História
Canção como fonte história
Aula de História com canções
Ensino de História
Articulação verbal da canção
Song as document
Music and History teaching
Song as a source of history
History lesson with songs
Teaching History
Verbal articulation of the song
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35246
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 10: Ensino de História e Formação Docente.

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A CANÇÃO COMO DOCUMENTO NA AULA DE HISTÓRIA - III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 10 2019.pdfA canção como documento na aula de História e sua dupla articulação: um exercício de sensibilidade. - III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 10 2019325.84 kBAdobe PDFView/Open


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