Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35251
Title: Evasão e repetência.
Other Titles: Evasion and repetition.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Célia Maria de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AGRA DO Ó, Alarcon.
Keywords: Evasão escolar;Repetência escolar;Escola e função social;Nível de renda e evasão escolar;Relatório de estágio;Formação docente - História;Observação - estágio em História;School dropout;School repetition;School and social function;Income level and school dropout;Internship report;Teacher training - History;Observation - internship in History
Issue Date: 2001
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Célia Maria de. Evasão e repetência. 2001. 77f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2001. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35251
???metadata.dc.description.resumo???: Quando se perguntou qual era o tema a ser trabalhado no meu relatório, não tive duvida em escolher evasão escolar, que estar infinitamente ligada a repetência. Então o tem a. não seria apenas evasão, mas, evasão e repetência. Por que escolhi este tema? Porque me preocupa muito o índice elevado de evasão escolar. Existem muitos jovens nas ruas que deixam de estudar simplesmente porque foram reprovados. M as será que é tão simples assim? O jovem quando reprovado sente-se excluído e muitos tem vergonha dos colegas de sua turma anterior e preferem abandonar. Sentem-se excluídos do seu grupo social. Um dia desses encontrei uma aluna na rua e perguntei por que não estava assistindo aula. Ela me respondeu que não adiantava estudar para ser reprovada. Este é apenas um caso entre tantos. O que fazer para evitar a repetência e consequentemente a evasão, será que o sistema de ensino estar preparado para evitar a evasão e acabar com a repetência? Muito se tem cobrado do professor, colocando a culpa no mesmo do “fracasso” escolar. M as antes de procurar o culpado é importante encontrar soluções que sejam simples e de acordo com a realidade de cada instituição. “Alguns estudos como os coordenados por Sergio Costa Ribeiro (1993), vem apontando que a reprovação tem sido geradora de novas repetências. No Brasil, a probabilidade de um aluno repetente ser aprovado é metade de um aluno novato na série. Ribeiro ainda aponta apoiado em dados estatísticos, que o aluno reprovado não abandona precocemente a escola: na realidade ele fica cursando a escola em média 6,4 anos antes de desistir. E a evasão ocorre quando ele se distancia muito da série que seria a sua idade. Vários são os fatores que interferem nesta situação” . M as é difícil encontrar o culpado, pois não existe apenas um, mas todo um sistema educacional, com seus baixos salários, a falta de organização, de estrutura física e políticas educacionais como avalia Tereza Rego, professora da Faculdade de Educação Universitária da Universidade de São Paulo.
Keywords: Evasão escolar
Repetência escolar
Escola e função social
Nível de renda e evasão escolar
Relatório de estágio
Formação docente - História
Observação - estágio em História
School dropout
School repetition
School and social function
Income level and school dropout
Internship report
Teacher training - History
Observation - internship in History
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35251
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CÉLIA MARIA DE LIMA VITÓRIO - TCC LIC. HISTÓRIA CH 2001.pdfCélia Maria de Lima - TCC Lic. História CH 20015.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.