Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35256
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLACERDA, C. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9498098396343614pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Mara Edilara Batista de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4553793783676245pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES, Cícera Cecilia Esmeralda.-
dc.contributor.referee2GOUVEIA , Matheus.-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como principal objetivo buscar compreender as causas que resultaram no encerramento das turmas da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental da E.M.E.I.F José Abel de Souza na comunidade da Mata Fresca, zona rural de Bom Jesus-PB. Discutindo isso a partir de uma visão que compreende o fechamento de escolas no campo como parte do projeto esvaziamento do campo decorrente da disputa por território. A relevância deste trabalho consiste em colaborar com as pesquisas sobre educação do campo a partir de um enfoque geográfico. A metodologia da pesquisa consistiu em realizar o levantamento bibliográfico, trabalho de campo, fazer entrevistas e por fim uma análise com base nas leituras e informações obtidas. A partir disso foi possível compreender que a diminuição no número de alunos ocasionou o fechamento da escola José Abel de Souza e que isso é reflexo da diminuição do número de moradores nas comunidades atendidas pela escola. Apesar da diminuição do número de alunos, busca-se discutir neste trabalho a possibilidade de reativação das turmas da escola José Abel de Souza e que essa ação deve ser realizada em conjunto com a implementação de outras políticas públicas para o campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleEducação do campo e territórios em disputa: o fechamento da Escola Rural E. M. E. I. F. José Abel de Souza da Comunidade Mata Fresca – Bom Jesus - PB.pt_BR
dc.date.issued2023-12-04-
dc.description.abstractThe main objective of this work is to seek to understand the causes that resulted in the closure of Early Childhood Education classes and the initial years of Elementary School at E.M.E.I.F José Abel de Souza in the Mata Fresca community, rural area of Bom Jesus-PB. Discussing this from a perspective that understands the closure of schools in the countryside as part of the project to empty the countryside resulting from the dispute over territory. The relevance of this work lies in collaborating with research on field education from a geographic focus. The research methodology consisted of carrying out a bibliographical survey, fieldwork, interviews and finally an analysis based on the readings and information obtained. From this it was possible to understand that the decrease in the number of students caused the closure of the José Abel de Souza school and that this is a reflection of the decrease in the number of residents in the communities served by the school. Despite the decrease in the number of students, this work seeks to discuss the possibility of reactivating classes at the José Abel de Souza school and that this action must be carried out in conjunction with the implementation of other public policies for the countryside.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35256-
dc.date.accessioned2024-03-27T15:36:11Z-
dc.date.available2024-03-27-
dc.date.available2024-03-27T15:36:11Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEducação – Zona Rural - Bom Jesus - Paraíbapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFechamento de escolas do campopt_BR
dc.subjectEsvaziamento escolar infantilpt_BR
dc.subjectEscola José Abel de Sousa - Zona Rural- Município de Bom Jesus- Paraíbapt_BR
dc.subjectTurmas multisseriadas.pt_BR
dc.subjectRural educationpt_BR
dc.subjectEducation – Rural Area - Bom Jesus - Paraíbapt_BR
dc.subjectchild educationpt_BR
dc.subjectClosing of rural schoolspt_BR
dc.subjectChildren's school emptyingpt_BR
dc.subjectJosé Abel de Sousa School - Rural Area - Municipality of Bom Jesus - Paraíbapt_BR
dc.subjectMultigrade classespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLACERDA, Camila Saraiva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRural education and disputed territories: the closure of the School Rural E. M. E. I. F. José Abel de Souza from the Mata Fresca Community – Good Jesus - PB.pt_BR
dc.identifier.citationLACERDA, Camila Saraiva.Educação do campo e territórios em disputa: o fechamento da Escola Rural E. M. E. I. F. José Abel de Souza da Comunidade Mata Fresca – Bom Jesus - PB. 2023. 36f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAMILA SARAIVA LACERDA. MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP 2023.pdfCamila Saraiva Lacerda. Monografia Geografia. CFP 2023.802.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.