Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35263
Title: O uso dos videogames como ferramenta para construção de conhecimento geográfico.
Other Titles: The use of video games as a tool for building geographic knowledge.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA JÚNIOR., Francisco Pereira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GOUVEIA, Mathues.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Edilara Batista de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PESSOA, Rodrigo Bezerra.
Keywords: Geografia- prática de ensino;Metodologia de ensino;Videogames;Inovações tecnológicas- prática de ensino;Videogame e geografia;Jogos eletrônicos;Música;Filme;Jogo de tabuleiro;Geography- teaching practice;Teaching methodology;Video games;Technological innovations - teaching practice;Videogames and geography;Electronic games;Music;Film;Board game
Issue Date: 24-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA JÚNIOR, Francisco Pereira de. O uso dos videogames como ferramenta para construção de conhecimento geográfico / Francisco Pereira de Oliveira Júnior. 2023. 60f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: A temática desta pesquisa envolve o uso de novas ferramentas tecnológicas como o videogame, que está em constante evolução técnica, como metodologia de ensino. A presente pesquisa tem a finalidade de mostrar como que os videogames e sua evolução técnica durante o tempo, pode ser capaz de não apenas entreter ou ser uma ferramenta de lazer, mas também pode ser utilizada como uma metodologia para ensinar, tanto em sala de aula como fora dela. É a partir de referências bibliográficas como artigos, livros que este trabalho se forma para demonstrar como que assertividade dessa metodologia de ensino é capaz de auxiliar no conteúdo visto em sala de aula. Ao se falar de novas metodologias de ensino, podemos notar a variedade de formas que se pode encontrar para deixar o método tradicional de ensino em menor evidência. Nesta pesquisa, irá ser demonstrado determinadas alternativas de usar outros meios para criar conteúdo (ou agregar), para envolver mais os alunos e suas realidades de forma interativa. São esses meios alternativos: jogos de tabuleiro, música e filmes. Por fim, se chegará no tema principal desta pesquisa: os videogames. Em específico, será escolhido um jogo eletrônico para demonstrar suas ferramentas e como é possível encontrar a geografia dentro desse jogo, dando por fim, o indício de que se utiliza conceitos reais para serem recriados dentro do jogo. Isso junto da mediação de um professor, pode se demonstrar uma ferramenta promissora na hora de ministrar conteúdos geográficos. Palavras-
Abstract: The theme of this research involves the use of new technological tools such as video games, which are in constant technical evolution, as a teaching methodology. The present research aims to show how video games and their technical evolution over time, can be capable of not only entertaining or being a leisure tool, but can also be used as a methodology to teach, both in the classroom as outside of it. It is from bibliographical references such as articles and books that this work is formed to demonstrate how the assertiveness of this teaching methodology is capable of helping with the content seen in the classroom. When talking about new teaching methodologies, we can note the variety of ways that can be found to make the traditional teaching method less evident. In this research, certain alternatives will be demonstrated for using other means to create content (or aggregate), to better involve students and their realities in an interactive way. These are alternative media: board games, music and films. Finally, we will arrive at the main topic of this research: video games. Specifically, an electronic game will be chosen to demonstrate its tools and how it is possible to find geography within this game, finally giving the indication that real concepts are used to be recreated within the game. This, together with the mediation of a teacher, can prove to be a promising tool when teaching geographic content.
Keywords: Geografia- prática de ensino
Metodologia de ensino
Videogames
Inovações tecnológicas- prática de ensino
Videogame e geografia
Jogos eletrônicos
Música
Filme
Jogo de tabuleiro
Geography- teaching practice
Teaching methodology
Video games
Technological innovations - teaching practice
Videogames and geography
Electronic games
Music
Film
Board game
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35263
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCO PEREIRA DE OLIVEIRA JÚNIOR. MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP 2023.pdfFrancisco Pereira de Oliveira Júnior. Monografia Geografia. CFP 2023.1.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.