Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35279
Title: A relação dos aspectos e culturais com o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa em escolas públicas: uma análise a partir de vivências no Programa Residência Pedagógica.
Other Titles: The relationship of cultural aspects with the teaching and learning of English language in public schools: an analysis based on experiences in the Pedagogical Residency Program.
???metadata.dc.creator???: LEANDRO, Geovanna Pedroza.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Fabione Gomes da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MEDEIROS, Sanzio Mike Cortez de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Larissa Lacerda de.
Keywords: Ensino de Língua Inglesa;Programa Residência Pedagógica;Formação docente;Aprendizagem de língua Inglesa;English Language Teaching;Pedagogical Residency Program;Teacher training;English language learning
Issue Date: 14-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LEANDRO, Geovanna Pedroza. A relação dos aspectos e culturais com o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa em escolas públicas: uma análise a partir de vivências no Programa Residência Pedagógica. 2023. 52f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Por ocupar o espaço de língua franca na sociedade atual, a língua inglesa assume um papel de extrema importância na contemporaneidade, possibilitando, inclusive, a ascensão de classes sociais para aqueles que vivem à margem da sociedade. Para tanto, se faz necessário um ensino e aprendizagem de qualidade em escolas públicas, o que não ocorre em uma parcela de escolas de rede pública no Brasil. Assim, fatores como a desvalorização do professor de inglês, a precariedade das estruturas físicas escolares, a exclusão digital e desigualdade social contribuem para o atraso da educação, tornando o ensino de inglês inefmiciente nas escolas. É nesse contexto que surge o Programa Residência Pedagógica, possibilitando a imersão de professores em formação inicial no contexto de sala de aula, oportunizando, assim, a reflexão na ação. Portanto, o objetivo desta pesquisa consiste em investigar os fatores estruturais, socioeconômicos e culturais que prejudicam o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa nas escolas públicas de nível básico no Brasil, partindo das experiências como bolsista residente no subprojeto Letras – Língua Inglesa do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Esse estudo se baseia em um relato de experiência vivenciado em uma escola estadual e integral localizada na cidade de Cajazeiras – Paraíba. Quanto à abordagem metodológica, trata-se de uma pesquisa ex-post-facto, com objetivo descritivo e abordagem qualitativa. Para fundamentar a atual pesquisa, foram consideradas as contribuições de autores como Leffa (2007, 2011), Rojo (2012), Monte-Mor (2019) Boa Sorte e Vicentini (2020) De Souza e Trindade (2019), Freire (1987, 2000, 2002) entre outros. Esse estudo concluiu que os aspectos socioeconômicos e culturais estão intrinsicamente ligados com a defasagem no ensino de Língua Inglesa nas escolas de rede pública no Brasil, dificultando a caminhada pelo aumento da qualidade da educação.
Abstract: Ocupying the role of a lingua franca in today's society, the English language plays an extremely important role in contemporary times, even enabling social mobility for those living on the margins of society. Therefore, there is a need for quality teaching and learning in public schools, which is lacking in a portion of the public school system in Brazil. Factors such as the undervaluation of English teachers, the precariousness of school infrastructure, digital exclusion, and social inequality contribute to the delay in education, making English teaching inefficient in schools. It is in this context that the Pedagogical Residency Program emerges, allowing for the immersion of teachers in initial training in the classroom context, providing an opportunity for reflection in action. Therefore, the objective of this research is to investigate the structural, socioeconomic, and cultural factors that hinder the teaching and learning of the English language in basic level public schools in Brazil, based on experiences as a scholarship resident in the subproject Letters - English Language at the Center for Teacher Training (CFP) of the Federal University of Campina Grande (UFCG). This study is based on an experiential account in a state-run and integral school located in the city of Cajazeiras – Paraíba. Regarding the methodological approach, it is an ex-post-facto research with a descriptive objective and qualitative approach. To support this research, contributions from authors such as Leffa (2007, 2011), Rojo (2012), Monte-Mor (2019), Boa Sorte and Vicentini (2020), De Souza and Trindade (2019), Freire (1987, 2000, 2002), among others, were considered. This study concludes that socioeconomic and cultural aspects are intrinsically linked to the lag in the teaching of English in public schools in Brazil, hindering progress toward improving the quality of education.
Keywords: Ensino de Língua Inglesa
Programa Residência Pedagógica
Formação docente
Aprendizagem de língua Inglesa
English Language Teaching
Pedagogical Residency Program
Teacher training
English language learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Licenciatura em Letras – Língua Inglesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35279
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GEOVANNA PEDROZA LEANDRO. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA INGLESA. CFP 2023.pdfGeovanna Pedroza Leandro. Monografia Letras - Língua Inglesa. CFP 2023.1.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.