Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35281
Title: Percepções discentes e docentes sobre a inserção feminina na ciência e tecnologia.
Other Titles: Student and teacher perceptions of female insertion in science and technology.
???metadata.dc.creator???: ANDRADE, Gioberlândia Pereira de.
MONTENEGRO, Rosilene Dias.
Keywords: Mulheres na ciência e tecnologia;Ciência e tecnologia - mulheres;Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC;Percepção discente - mulheres na ciência e tecnologia;Percepção docente - mulheres na ciência e tecnologia;Educação universitária;Women in science and technology;Science and technology - women;Institutional Scientific Initiation Scholarship Program - PIBIC;Student perception - women in science and technology;Teaching perception - women in science and technology;University education
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ANDRADE, Gioberlândia Pereira de; MONTENEGRO, Rosilene Dias. Percepções discentes e docentes sobre a inserção feminina na ciência e tecnologia. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 14 - Mulheres na Ciência e Tecnologia: Gênero, Mídia, Padrões de Masculinidades e Feminilidades Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 864-871. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35281
???metadata.dc.description.resumo???: Este artigo se dedica a apresentar os resultados do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Percepções discentes e docentes sobre a inserção feminina nos cursos de Computação e de Física da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no campus de Campina Grande, Estado da Paraíba. Parte-se da premissa de que a presença feminina em áreas tradicionalmente tidas como predominantemente masculinas não reflete os avanços dos movimentos feministas por igualdade de direitos e conquistas de espaços na produção de conhecimento e no mundo do trabalho. Para isso, apresenta-se uma discussão teórica sobre ciência, tecnologia e gênero, relacionando com dados recentes. Dentre os objetivos, pretende-se analisar possíveis questões que podem ajudar a entender o porquê do baixo número de mulheres na área científica e tecnológica, Embora saibamos que o número de mulheres pesquisadoras no mundo chega a menos de 30%, e que de acordo com a editora científica Elsevier o número de pesquisadoras femininas publicando artigos passou de 38% para 49% em 2017. Sendo assim, não podemos ignorar e/ou desmerecer a inserção dessas mulheres nos espaços universitários e de pesquisa. Para isso serão focalizados alguns aspectos sobre a presença de mulheres nos cursos de Ciências da Computação e de Licenciatura em Física da UFCG. Foi utilizada a metodologia da História Oral para a realização de entrevistas, e desse modo a obtenção dos depoimentos das discentes e docentes dos cursos citados. Como resultado constatou-se pequena quantidade de mulheres nos cursos de ciência e tecnologia, não obstante os avanços socioeconômicos e políticos que as mulheres têm conquistado desde o século vinte. Constata-se também que a mulher ainda é vista como figura intelectual e profissionalmente inferiorizada. Certamente em decorrência e reflexo da sociedade patriarcal, a principal causa dos preconceitos associados à figura feminina da atualidade. Como aprendizado tem-se que investigar e relatar as histórias dessas mulheres passa pelo conhecimento e investigação sobre a construção que elas têm de si e das escolhas profissionais que fizeram.
Keywords: Mulheres na ciência e tecnologia
Ciência e tecnologia - mulheres
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC
Percepção discente - mulheres na ciência e tecnologia
Percepção docente - mulheres na ciência e tecnologia
Educação universitária
Women in science and technology
Science and technology - women
Institutional Scientific Initiation Scholarship Program - PIBIC
Student perception - women in science and technology
Teaching perception - women in science and technology
University education
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35281
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 14: Mulheres na Ciência e Tecnologia: Gênero, Mídia, Padrões de Masculinidades e Feminilidades.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PERCEPÇÕES DISCENTES E DOCENTES - III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 14 2019.pdfPercepções discentes e docentes sobre a inserção feminina na ciência e tecnologia. - III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 14 2019245.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.