Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35281
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Este artigo se dedica a apresentar os resultados do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Percepções discentes e docentes sobre a inserção feminina nos cursos de Computação e de Física da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no campus de Campina Grande, Estado da Paraíba. Parte-se da premissa de que a presença feminina em áreas tradicionalmente tidas como predominantemente masculinas não reflete os avanços dos movimentos feministas por igualdade de direitos e conquistas de espaços na produção de conhecimento e no mundo do trabalho. Para isso, apresenta-se uma discussão teórica sobre ciência, tecnologia e gênero, relacionando com dados recentes. Dentre os objetivos, pretende-se analisar possíveis questões que podem ajudar a entender o porquê do baixo número de mulheres na área científica e tecnológica, Embora saibamos que o número de mulheres pesquisadoras no mundo chega a menos de 30%, e que de acordo com a editora científica Elsevier o número de pesquisadoras femininas publicando artigos passou de 38% para 49% em 2017. Sendo assim, não podemos ignorar e/ou desmerecer a inserção dessas mulheres nos espaços universitários e de pesquisa. Para isso serão focalizados alguns aspectos sobre a presença de mulheres nos cursos de Ciências da Computação e de Licenciatura em Física da UFCG. Foi utilizada a metodologia da História Oral para a realização de entrevistas, e desse modo a obtenção dos depoimentos das discentes e docentes dos cursos citados. Como resultado constatou-se pequena quantidade de mulheres nos cursos de ciência e tecnologia, não obstante os avanços socioeconômicos e políticos que as mulheres têm conquistado desde o século vinte. Constata-se também que a mulher ainda é vista como figura intelectual e profissionalmente inferiorizada. Certamente em decorrência e reflexo da sociedade patriarcal, a principal causa dos preconceitos associados à figura feminina da atualidade. Como aprendizado tem-se que investigar e relatar as histórias dessas mulheres passa pelo conhecimento e investigação sobre a construção que elas têm de si e das escolhas profissionais que fizeram. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.title | Percepções discentes e docentes sobre a inserção feminina na ciência e tecnologia. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35281 | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-28T18:02:10Z | - |
dc.date.available | 2024-03-28 | - |
dc.date.available | 2024-03-28T18:02:10Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Mulheres na ciência e tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Ciência e tecnologia - mulheres | pt_BR |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC | pt_BR |
dc.subject | Percepção discente - mulheres na ciência e tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Percepção docente - mulheres na ciência e tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Educação universitária | pt_BR |
dc.subject | Women in science and technology | pt_BR |
dc.subject | Science and technology - women | pt_BR |
dc.subject | Institutional Scientific Initiation Scholarship Program - PIBIC | pt_BR |
dc.subject | Student perception - women in science and technology | pt_BR |
dc.subject | Teaching perception - women in science and technology | pt_BR |
dc.subject | University education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ANDRADE, Gioberlândia Pereira de. | - |
dc.creator | MONTENEGRO, Rosilene Dias. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Student and teacher perceptions of female insertion in science and technology. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Gioberlândia Pereira de; MONTENEGRO, Rosilene Dias. Percepções discentes e docentes sobre a inserção feminina na ciência e tecnologia. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 14 - Mulheres na Ciência e Tecnologia: Gênero, Mídia, Padrões de Masculinidades e Feminilidades Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 864-871. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35281 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 14: Mulheres na Ciência e Tecnologia: Gênero, Mídia, Padrões de Masculinidades e Feminilidades. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PERCEPÇÕES DISCENTES E DOCENTES - III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 14 2019.pdf | Percepções discentes e docentes sobre a inserção feminina na ciência e tecnologia. - III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 14 2019 | 245.51 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.