Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35281
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste artigo se dedica a apresentar os resultados do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Percepções discentes e docentes sobre a inserção feminina nos cursos de Computação e de Física da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no campus de Campina Grande, Estado da Paraíba. Parte-se da premissa de que a presença feminina em áreas tradicionalmente tidas como predominantemente masculinas não reflete os avanços dos movimentos feministas por igualdade de direitos e conquistas de espaços na produção de conhecimento e no mundo do trabalho. Para isso, apresenta-se uma discussão teórica sobre ciência, tecnologia e gênero, relacionando com dados recentes. Dentre os objetivos, pretende-se analisar possíveis questões que podem ajudar a entender o porquê do baixo número de mulheres na área científica e tecnológica, Embora saibamos que o número de mulheres pesquisadoras no mundo chega a menos de 30%, e que de acordo com a editora científica Elsevier o número de pesquisadoras femininas publicando artigos passou de 38% para 49% em 2017. Sendo assim, não podemos ignorar e/ou desmerecer a inserção dessas mulheres nos espaços universitários e de pesquisa. Para isso serão focalizados alguns aspectos sobre a presença de mulheres nos cursos de Ciências da Computação e de Licenciatura em Física da UFCG. Foi utilizada a metodologia da História Oral para a realização de entrevistas, e desse modo a obtenção dos depoimentos das discentes e docentes dos cursos citados. Como resultado constatou-se pequena quantidade de mulheres nos cursos de ciência e tecnologia, não obstante os avanços socioeconômicos e políticos que as mulheres têm conquistado desde o século vinte. Constata-se também que a mulher ainda é vista como figura intelectual e profissionalmente inferiorizada. Certamente em decorrência e reflexo da sociedade patriarcal, a principal causa dos preconceitos associados à figura feminina da atualidade. Como aprendizado tem-se que investigar e relatar as histórias dessas mulheres passa pelo conhecimento e investigação sobre a construção que elas têm de si e das escolhas profissionais que fizeram.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titlePercepções discentes e docentes sobre a inserção feminina na ciência e tecnologia.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35281-
dc.date.accessioned2024-03-28T18:02:10Z-
dc.date.available2024-03-28-
dc.date.available2024-03-28T18:02:10Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectMulheres na ciência e tecnologiapt_BR
dc.subjectCiência e tecnologia - mulherespt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBICpt_BR
dc.subjectPercepção discente - mulheres na ciência e tecnologiapt_BR
dc.subjectPercepção docente - mulheres na ciência e tecnologiapt_BR
dc.subjectEducação universitáriapt_BR
dc.subjectWomen in science and technologypt_BR
dc.subjectScience and technology - womenpt_BR
dc.subjectInstitutional Scientific Initiation Scholarship Program - PIBICpt_BR
dc.subjectStudent perception - women in science and technologypt_BR
dc.subjectTeaching perception - women in science and technologypt_BR
dc.subjectUniversity educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorANDRADE, Gioberlândia Pereira de.-
dc.creatorMONTENEGRO, Rosilene Dias.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStudent and teacher perceptions of female insertion in science and technology.pt_BR
dc.identifier.citationANDRADE, Gioberlândia Pereira de; MONTENEGRO, Rosilene Dias. Percepções discentes e docentes sobre a inserção feminina na ciência e tecnologia. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 14 - Mulheres na Ciência e Tecnologia: Gênero, Mídia, Padrões de Masculinidades e Feminilidades Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 864-871. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35281pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 14: Mulheres na Ciência e Tecnologia: Gênero, Mídia, Padrões de Masculinidades e Feminilidades.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PERCEPÇÕES DISCENTES E DOCENTES - III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 14 2019.pdfPercepções discentes e docentes sobre a inserção feminina na ciência e tecnologia. - III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 14 2019245.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.