Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35284
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDDANTAS, M. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1814348201950536pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Fabione Gomes da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, F. Gpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7197728095907519pt_BR
dc.contributor.referee1MEDEIROS, Sanzio Mike Cortez de.-
dc.contributor.referee2MORAIS, Daniela Miguel de Souza.-
dc.description.resumoproficiência em inglês tem se tornado cada vez mais importante no contexto do mercado de trabalho e no processo de ensino e aprendizagem. Porém, as abordagens tradicionais de ensino podem desmotivar os alunos. Tendo isso em vista, esse trabalho aborda Metodologias Ativas que podem tornar o aprendizado de inglês mais envolvente e prático, dando destaque para a gamificação, uma MA que utiliza elementos de jogos para tornar as aulas mais divertidas e eficazes. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é promover reflexões críticas a respeito da gamificação como abordagem pedagógica de Metodologia Ativa para uma aprendizagem significativa em Língua Inglesa na era das tecnologias digitais. Para atender tal objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho bibliográfico e qualitativo, apoiada na metodologia de Estado do Conhecimento, que se trata de uma atividade acadêmica que tem como objetivo explorar, organizar e examinar a produção acadêmica relacionada a uma área específica de estudo. E após a análise de sete produções acadêmicas que tem a aplicação da gamificação como centro, concluiu-se que a gamificação é uma abordagem inovadora e tem grande relevância no contexto de ensino da língua inglesa, porém, diversos elementos devem ser considerados para que a sua aplicação seja, de fato, significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLicenciatura em Letras – Língua Inglesa.pt_BR
dc.titleGamificação como abordagem pedagógica de metodologia ativa nas aulas de Língua Inglesa: uma análise do estado do conhecimento.pt_BR
dc.date.issued2023-11-14-
dc.description.abstractEnglish Language Proficiency has become increasingly important in the job market and in the teaching and learning process. However, traditional teaching approaches can demotivate students. Taking this into consideration, this work addresses Active Methodologies that can make learning English more engaging and practical, highlighting gamification, an AM that uses game elements to make lessons more fun and effective. In this context, the objective of this work is to promote critical reflections regarding gamification as an Active Methodology pedagogical approach for meaningful learning in the English Language in the era of digital technologies. To meet this objective, a bibliographic and qualitative research was developed, supported by the State of Knowledge methodology, which is an academic activity that aims to explore, organize and examine academic production related to a specific area of study. Thus, after analyzing seven academic productions that have the application of gamification at their core, it was concluded that gamification is an innovative approach and has great relevance in the context of teaching the English language. However, several elements must be considered so that its application is, in fact, meaningful.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35284-
dc.date.accessioned2024-03-28T18:08:31Z-
dc.date.available2024-03-28-
dc.date.available2024-03-28T18:08:31Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Inglesapt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectEnglish Language Teachingpt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectDigital technologiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDANTAS, Martha Morais.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGamification as a pedagogical approach for active methodology in English language classes: an analysis of the state of knowledge.pt_BR
dc.identifier.citationDANTAS, Martha Morais. Gamificação como abordagem pedagógica de metodologia ativa nas aulas de Língua Inglesa: uma análise do estado do conhecimento. 2023. 40f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARTHA MORIAS DANTAS. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA INGLES. CFP 2023.pdfMatha Morais Dantas. Monografia Letras - Língua Inglesa. CFP 2023.899.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.