Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35295
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, A. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9455389231337833pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA FILHO, Osmar Luiz da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA FILHO, Osmar Luiz da.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2435948027090412pt_BR
dc.contributor.referee1MELO, Rosilene Alves de.-
dc.contributor.referee2BANDEIRA, Francinaldo de Sousa.-
dc.description.resumoO presente trabalho busca abordar como os eventos da Segunda Guerra Mundial são representados por meio dos recursos audiovisuais existentes na indústria cinematográfica, a partir da análise de filmes e documentários produzidos por diretores, documentaristas e cineastas. Tendo isso em vista, busca-se como objetivo formular uma análise histórica dos eventos da Segunda Grande Guerra, e de como o historiador pode se apropriar dos recursos imagéticos como ferramentas de ofício, capazes de reafirmar e trazer novos olhares sobre a história do conflito. Sendo assim, o historiador segue por meio de fontes históricas recentes, dentro do arsenal historiográfico, reafirmando o uso da imagem e do cinema como ferramentas capazes de apresentar ou representar ideias a respeito dos fatos ocorridos durante o passado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistoria.pt_BR
dc.titleDas telas para história: uma análise da Segunda Guerra Mundial por meio das produções audiovisuais.pt_BR
dc.date.issued2023-11-10-
dc.description.abstractThis paper aims to address how the events of World War II are represented through audiovisual resources within the film industry, by analyzing movies and documentaries produced by directors, documentarians, and filmmakers. With this in mind, the objective is to formulate a historical analysis of the events of the Second World War and how historians can make use of visual resources as professional tools, capable of reaffirming and bringing new perspectives to the history of the conflict. Therefore, historians rely on recent historical sources within the historiographical arsenal, reaffirming the use of images and cinema as tools capable of presenting or representing ideas about the events that occurred in the past.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35295-
dc.date.accessioned2024-04-01T18:09:37Z-
dc.date.available2024-04-01-
dc.date.available2024-04-01T18:09:37Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSegunda Guerra Mundialpt_BR
dc.subjectAdaptaçãopt_BR
dc.subjectDocumentáriopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectProdução audiovisual – segunda guerra mundialpt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectSecond World Warpt_BR
dc.subjectAdaptationpt_BR
dc.subjectDocumentarypt_BR
dc.subjectMovie theaterpt_BR
dc.subjectAudiovisual production – Second World Warpt_BR
dc.subjectHistoriographypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Abimael Moura de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFrom screens to history: an analysis of the Second World War through audiovisual productions.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Abimael Moura de. Das telas para história: uma análise da Segunda Guerra Mundial por meio das produções audiovisuais. 2023. 62f. Monografia (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ABIMAEL MOURA DE OLIVEIRA. MONOGRAFIA HISTÓRIA. CFP 2023.pdfAbimael Moura de Oliveira. Monografia História. CFP 2023.958.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.