Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35295
Title: Das telas para história: uma análise da Segunda Guerra Mundial por meio das produções audiovisuais.
Other Titles: From screens to history: an analysis of the Second World War through audiovisual productions.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Abimael Moura de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA FILHO, Osmar Luiz da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MELO, Rosilene Alves de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BANDEIRA, Francinaldo de Sousa.
Keywords: Segunda Guerra Mundial;Adaptação;Documentário;Cinema;Produção audiovisual – segunda guerra mundial;Historiografia;Second World War;Adaptation;Documentary;Movie theater;Audiovisual production – Second World War;Historiography
Issue Date: 10-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Abimael Moura de. Das telas para história: uma análise da Segunda Guerra Mundial por meio das produções audiovisuais. 2023. 62f. Monografia (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho busca abordar como os eventos da Segunda Guerra Mundial são representados por meio dos recursos audiovisuais existentes na indústria cinematográfica, a partir da análise de filmes e documentários produzidos por diretores, documentaristas e cineastas. Tendo isso em vista, busca-se como objetivo formular uma análise histórica dos eventos da Segunda Grande Guerra, e de como o historiador pode se apropriar dos recursos imagéticos como ferramentas de ofício, capazes de reafirmar e trazer novos olhares sobre a história do conflito. Sendo assim, o historiador segue por meio de fontes históricas recentes, dentro do arsenal historiográfico, reafirmando o uso da imagem e do cinema como ferramentas capazes de apresentar ou representar ideias a respeito dos fatos ocorridos durante o passado.
Abstract: This paper aims to address how the events of World War II are represented through audiovisual resources within the film industry, by analyzing movies and documentaries produced by directors, documentarians, and filmmakers. With this in mind, the objective is to formulate a historical analysis of the events of the Second World War and how historians can make use of visual resources as professional tools, capable of reaffirming and bringing new perspectives to the history of the conflict. Therefore, historians rely on recent historical sources within the historiographical arsenal, reaffirming the use of images and cinema as tools capable of presenting or representing ideas about the events that occurred in the past.
Keywords: Segunda Guerra Mundial
Adaptação
Documentário
Cinema
Produção audiovisual – segunda guerra mundial
Historiografia
Second World War
Adaptation
Documentary
Movie theater
Audiovisual production – Second World War
Historiography
???metadata.dc.subject.cnpq???: Historia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35295
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ABIMAEL MOURA DE OLIVEIRA. MONOGRAFIA HISTÓRIA. CFP 2023.pdfAbimael Moura de Oliveira. Monografia História. CFP 2023.958.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.