Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35298
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoNo corpus deste trabalho serão desenvolvidas análises acerca da condição das mulheres na sociedade patriarcal e misógina ao longo dos séculos, e de como isto refletiu nas manifestações artísticas destas. A separação daquilo que era considerado moral, e permitido está nas bocas femininas foi além do campo oral, das contações de história, contos de encantamento, das rezas e das simpatias, das produções culturais e religiosas que ocorriam apenas no âmbito familiar, quando muito, nos terreiros, essas restrições, também atingiram a formação do sistema editorial nordestino, desde a esfera de produção até a da publicação. Considerando os avanços dos direitos civis das mulheres ao longo dos anos, e a crescente ocupação dos espaços hegemonicamente masculinos, buscamos verificar o impacto disto no ensino de literatura, e concluímos, após a coleta de depoimentos de professores (as) da rede pública que a literatura de cordel de autoria feminina não foi acessada pela esmagadora maioria dos docentes de língua portuguesa, e consequentemente, também pelos educandos, esta continua, portanto, invisível. Deste modo, se faz necessário, propor a educação patrimonial transformadora, que CHAGAS (2006) define como a necessidade do reconhecimento de seu contexto imediato, de sua localidade, indo além do patrimônio oficial, e assim, de uma concepção tradicional de identidade nacional, tendo como proposta o questionamento do que está posto como patrimônio cultural, sendo esta uma proposta libertadora para que possamos superar os paradigmas sexistas e misóginos que regem nossa sociedade como um todo. Os impasses para a efetivação da educação patrimonial transformadora tendo como meio os cordéis de autoria feminina foram pontuados com base nos postulados de Melo (2018), Santos (2009) e Flach e Behrens (2008). E a proposta político-pedagógica de estudo e performance dos cordéis nos postulados de Conceição e Gomes (2016).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titleA literatura de cordel de autoria feminina como meio para consolidação da educação patrimonial transformadora: entraves e possibilidades para o ensino.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35298-
dc.date.accessioned2024-04-02T15:39:26Z-
dc.date.available2024-04-02T15:39:26Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectLiteratura de cordel e educação patrimonialpt_BR
dc.subjectEducação patrimonial e literatura de cordelpt_BR
dc.subjectAutoria feminina - literatura de cordelpt_BR
dc.subjectCordel de autoria femininapt_BR
dc.subjectLiteratura de cordel - autoria femininapt_BR
dc.subjectMulheres e literatura de cordelpt_BR
dc.subjectCordel literature and heritage educationpt_BR
dc.subjectHeritage education and cordel literaturept_BR
dc.subjectFemale authorship - cordel literaturept_BR
dc.subjectCordel by female authorpt_BR
dc.subjectCordel literature - female authorshippt_BR
dc.subjectWomen and cordel literaturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Beatriz Macedo de.-
dc.creatorSILVA, Anderson Ramon Milanez da.-
dc.creatorAPOLINÁRIO, Juciene Ricarte.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCordel literature written by women as a means of consolidating transformative heritage education: obstacles and possibilities for teaching.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Beatriz Macedo de; SILVA, Anderson Ramon Milanez da; APOLINÁRIO, Juciene Ricarte. A literatura de cordel de autoria feminina como meio para consolidação da educação patrimonial transformadora: entraves e possibilidades para o ensino. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 16 - Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial: Diferentes Fontes Históricas e Diálogos Interdisciplinares. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 917-924. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35298pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 16: Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial: Diferentes Fontes Históricas e Diálogos Interdisciplinares.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A LITERATURA DE CORDEL DE AUTORIA FEMININA - III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 16 2019.pdfA literatura de cordel de autoria feminina como meio para consolidação da educação patrimonial transformadora: entraves e possibilidades para o ensino. - III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 16 2019306.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.