Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35355
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALMEIDA, A. P. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, I. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6085569185105786pt_BR
dc.contributor.referee1AGRA, Ivone.-
dc.contributor.referee1IDAGRA, I.pt_BR
dc.contributor.referee2MONTENEGRO, José Benjamim.-
dc.contributor.referee2IDMONTENEGRO, J. B.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7329516641843599pt_BR
dc.description.resumo0 nosso trabalho se propõe a analisar os lugares de fala de Graciliano Ramos e as representações dos conflitos da década de 1930 em suas obras, principalmente São Bernardo, fonte principal de nossa discussão. Estudarem os também como alguns dos personagens de São Bernardo rompem com o cenário posto pelo narrador personagem Paulo Honório. As fissuras no texto apresentadas por Graciliano nos permitem desenvolver um a análise dos discursos que emergem e transitam no romance. Concebendo a escrita com o um processo de construção permeado por idas e vindas, ou melhor, lavagens, torcidas, batidas, espremer a palavra até que esta possa ter a finalidade que possui, dizer, Graciliano apresenta a importância da linguagem , destacando essa e garantindo o caráter inovador de sua obra, que põe a linguagem popular sob as normas cultas. E neste processo de tantas trocas de linguagens, discursos, como se fossem as águas das roupas lavadas, se apresentam o não-dito, que apesar de não se materializar em palavras, está presente na construção do discurso. E justamente a construção desses discursos serão alvo de nossos questionamentos, buscando nos enunciados elementos que integrem essa formação discursiva:pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura.pt_BR
dc.titleEntre a alma e a carne: reflexões sobre São Bernardo, de Graciliano Ramos.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35355-
dc.date.accessioned2024-04-04T22:40:26Z-
dc.date.available2024-04-04-
dc.date.available2024-04-04T22:40:26Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectHistória e Literaturapt_BR
dc.subjectRelação História e Literaturapt_BR
dc.subjectGraciliano Ramos - São Bernardopt_BR
dc.subjectSão Bernardo - Graciliano Ramospt_BR
dc.subjectLiteratura alagoanapt_BR
dc.subjectRomance brasilieiro - São Bernardopt_BR
dc.subjectLiteratura - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectLugar de fala - Graciliano Ramos - São Bernardopt_BR
dc.subjectHistory and Literaturept_BR
dc.subjectHistory and Literature Relationshippt_BR
dc.subjectGraciliano Ramos - São Bernardopt_BR
dc.subjectSão Bernardo - Graciliano Ramospt_BR
dc.subjectAlagoas literaturept_BR
dc.subjectBrazilian romance - São Bernardopt_BR
dc.subjectLiterature - criticism and interpretationpt_BR
dc.subjectSpeaking place - Graciliano Ramos - São Bernardopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALMEIDA, Alanny Paulo Ricardo de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBetween the soul and the flesh: reflections on São Bernardo, by Graciliano Ramos.pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Alanny Paulo Ricardo de. Entre a alma e a carne: reflexões sobre São Bernardo, de Graciliano Ramos. 2010. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35355pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALANNY PAULO RICARDO DE ALMEIDA - TCC LIC. HISTÓRIA CH 2010.pdfAlanny Paulo Ricardo de Almeida - TCC Lic. História CH 20102.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.