Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35366
Title: De Bento Carneiro, o vampiro brasileiro, a Antônio Brás, o vampiro que descobriu o Brasil: uma boa e bem humorada aula de História da nossa História.
Other Titles: From Bento Carneiro, the Brazilian vampire, to Antônio Brás, the vampire who discovered Brazil: a good and humorous lesson on the History of our History.
???metadata.dc.creator???: COUTINHO JÚNIOR, Severino Felix.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUZA, Antonio Clarindo Barbosa de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Eronides Câmara de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARANHA, Gervácio Batista.
Keywords: História da História do Brasil;História do Brasil;Bento Carneiro;Antônio Brás;Vampiro brasileiro;História e Literatura;Relação História e Literatura;Literatura e História;Ensino lúdico;Fantasia e ensino de História;Ensino de História;History of the History of Brazil;History of Brazil;Brazilian vampire;History and Literature;History and Literature Relationship;Literature and History;Playful teaching;Fantasy and History teaching;Teaching History
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COUTINHO JÚNIOR, Severino Félix. De Bento Carneiro, o vampiro brasileiro, a Antônio Brás, o vampiro que descobriu o Brasil: uma boa e bem humorada aula de História da nossa História. 2011. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35366
???metadata.dc.description.resumo???: A proposta aqui mencionada busca adequar a união entre a história e a literatura, seus textos, seus documentos e personagens ambos juntos como facilitadores no trabalho do professor em sala de aula. Atualmente é presente uma necessidade de um ensino voltado, ao lúdico e à elucidação onde a informação necessária e o relacionamento entre as múltiplas vertentes possíveis da linguagem e da leitura de informações dominam o mundo. Como instrumento do presente, houve a pesquisa bibliográfica com a temática voltada para a figura mitológica do vampiro, a partir da literatura estrangeira e brasileira, para produzir uma reflexão acerca da associação da fantasia ao ensino de história, como uma disciplina que pode associar-se de maneira transdisciplinar para tomar mais prazeroso o ensino da disciplina. E a partir dessa interatividade que reside no ato do ensino e da aprendizagem, e nas mais diversas formas que se pode obter informação que juntas, ligadas, essas fontes possam caminhar na construção do conhecimento. Onde a leitura é sempre um pré-requisito no ato do aprender e na compreensão dos conteúdos a serem propostos como estudo e aprendidos pelos educandos nas mais diversas situações de aprendizagem vividas e ministradas por nós educadores em sala de aula.
Abstract: The proposal here mentioned suit seeks union between history and literature, his writings, documents, and both characters together as facilitators in the work of teachers in the classroom. Currently this is a need for an institute that caters to the leisure and clarification where necessary information and the relationship between the many possible areas of language and reading information dominate the world. As an instrument of this, there was a literature search with the subject tumed to the mythological figure of the vampire, from the intemational and Brazilian literature, to produce a reflection of the association of fantasy to the teaching of history as a discipline thatcan be associated in a trans disciplinary wayto make it enjoyable teaching discipline. And from that interactivity lies in the act of teaching and leaming, and in many different ways that you can get that information together, connected, these sources may be walking in the construction of knowledge. Where reading is always prerequisite in the act of leaming and understanding the content to be offered as a study and leamed by students in various leaming situations we lived and taught by educators in the classroom.
Keywords: História da História do Brasil
História do Brasil
Bento Carneiro
Antônio Brás
Vampiro brasileiro
História e Literatura
Relação História e Literatura
Literatura e História
Ensino lúdico
Fantasia e ensino de História
Ensino de História
History of the History of Brazil
History of Brazil
Brazilian vampire
History and Literature
History and Literature Relationship
Literature and History
Playful teaching
Fantasy and History teaching
Teaching History
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35366
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SEVERINO FÉLIX COUTINHO JÚNIOR - TCC LIC. HISTÓRIA CH 2011..pdfSeverino Felix Coutinho Junior - TCC Lic. História CH 20115.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.