Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35373
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUTO, P. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1DONATO, Eronides Câmara.-
dc.contributor.advisor1IDDONATO, E. C.pt_BR
dc.description.resumoFoi na Areia - PB que Horácio de Almeida narra e nos reportamos na epígrafe que realizamos a nossa prática de ensino tendo em vista a conclusão de uma graduação que propõe formar docentes para o exercício das atividades e funções inerentes ao ensino e aprendizagem. Assim, cumprindo para com uma das obrigações fundamentais à disciplina “Prática de Ensino de História na Escola de Iº e 2º Graus” do Curso de licenciatura em História da Universidade Federal de Campina Grande, apresentamos, neste texto, o relato acerca de todas as atividades por nós desenvolvidas durante o estágio supervisionado de nossa atuação enquanto professor algo previsto no regulamento desta instituição. Nesse sentido, desenvolvemos nossa postura enquanto docente numa escola de ensino Fundamental e Médio da cidade de Areia - PB, hoje chamada de “Ministro José Américo de Almeida”. Observamos a nossa atuação entre a prática educativa e as teorias educacionais tentando ver as possibilidades de serem usadas por um profissional de História. Destarte, o objetivo principal da prática de ensino é levar o aluno que está concluindo o curso de licenciatura em história à realidade escolar, levando em consideração a atuação destes em outra perspectiva, a de “condutor” no processo de escolarização. Assim, outro objetivo acaba sendo observado e atingido que é o de tomar praticável aquilo que é teórico e foi aprendido na disciplina ou ainda durante o curso. Nesse sentido, o aluno percebe o que realmente é possível ser utilizado em suas aulas após a conclusão do curso no seu posterior trabalho, bem como aquilo que enfrentará ou já enfrenta, em alguns casos, maior resistência por parte dos alunos ou da equipe docente da escola. Desse modo, o discente sentirá de perto o que provavelmente visualizará no exercício da prática pedagógica. E isso por si só justifica a ida às escolas por todos os alunos que pretendem concluir uma licenciatura, em nosso caso, de História.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleRelatório final da prática de ensino.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35373-
dc.date.accessioned2024-04-05T21:25:01Z-
dc.date.available2024-04-05-
dc.date.available2024-04-05T21:25:01Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectPrática de ensino de Históriapt_BR
dc.subjectDisciplina Prática de Ensino de História - UFCGpt_BR
dc.subjectFormação docente - Históriapt_BR
dc.subjectEscola Ministro José Américo de Almeida - Areia - PBpt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectHistory teaching practicept_BR
dc.subjectPractical History Teaching Subject - UFCGpt_BR
dc.subjectTeacher training - Historypt_BR
dc.subjectMinister José Américo de Almeida School - Areia - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUTO, Pedro Nicácio.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFinal report on teaching practice.pt_BR
dc.identifier.citationSOUTO, Pedro Nicácio. Relatório final da prática de ensino. 2011. 34. Relatório de Estágio (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35373pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Relórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PEDRO NICÁCIO SOUTO - RELATÓRIO DE ESTÁGIO CH 2011..pdfPedro Nicácio Souto - Relatório de Estágio História CH 20113.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.