Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35382
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, I. Spt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0363652061692234pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Israel Soares de.-
dc.contributor.referee1MORAIS, Ana Lunara da Silva.-
dc.contributor.referee2BASTOS, Raquel Leão de.-
dc.description.resumoAs disciplinas escolares têm em seus currículos uma trajetória permeada de mudanças, que na maioria das vezes são influenciadas por interesses externos ao ambiente escolar. Na Educação Básica, o ensino de História deve contribuir não apenas para a formação estudantil do educando, mas, também, e principalmente, a formação cidadã. Considerando a Base Nacional Comum Curricular – BNCC – como documento normativo homologado para direcionar a educação básica em todo território nacional, o objetivo do presente trabalho consiste em compreender como a Base Nacional Comum Curricular apresenta o ensino de História para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Quanto à metodologia, optou-se por utilizar a pesquisa exploratória de natureza qualitativa, como procedimentos técnicos, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica, com o objetivo de fomentar o aporte teórico da pesquisa e a análise documental para analisar o currículo de História presente na BNCC. Os resultados encontrados apontam que a BNCC não apresentou mudanças significativas no que diz respeito ao ensino de História, nesse sentindo, verifica-se uma conservação no modelo tradicional do ensino de História na educação básica, principalmente acarretada pelos diferentes conflitos que permearam a construção do currículo de História para o ensino Fundamental na própria construção da BNCC entre os anos de 2015 e 2017.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleO ensino de História nos anos finais do ensino fundamental: uma reflexão a luz da Base Nacional Comum Curricular.pt_BR
dc.date.issued2023-12-06-
dc.description.abstractSchool subjects have a trajectory permeated by changes in their curricula, which are most often influenced by interests outside the school environment. In Basic Education, the teaching of History must contribute not only to the student's student training, but also, and mainly, to citizenship training. Considering the National Common Curricular Base – BNCC – as an approved normative document to guide basic education throughout the country, the objective of this work is to understand how the National Common Curricular Base presents the teaching of History for the Final Years of Elementary School. As for the methodology, it was decided to use exploratory research of a qualitative nature, as technical procedures, bibliographic research and documentary analysis were used. The results found indicate that the BNCC did not present significant changes with regard to the teaching of History, in this sense, there is a conservation in the traditional model of teaching History in basic education, mainly caused by the different conflicts that permeated the construction of the curriculum of History for elementary education in the construction of BNCC between the years 2015 and 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35382-
dc.date.accessioned2024-04-09T17:36:17Z-
dc.date.available2024-04-09-
dc.date.available2024-04-09T17:36:17Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular- BNCCpt_BR
dc.subjectRelações de poderpt_BR
dc.subjectHistoria- historicidade do ensinopt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectNational common base Curricular- BNCCpt_BR
dc.subjectPower relationspt_BR
dc.subjectHistory- historicity of teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Escarlath Tamires de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHistory teaching in the final years of elementary school: a reflection in light of the National Common Curricular Base.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Escarlath Tamires de. O ensino de História nos anos finais do ensino fundamental: uma reflexão a luz da Base Nacional Comum Curricular. 2023. 56f. Monografia (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESCARLATH TAMIRES DE SOUSA. MONOGRAFIA HISTÓRIA. CFP 2023.pdfEscarlath Tamires de Sousa. – Monografia História. CFP 2023.521.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.