Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35383
Title: “A viagem começou”: Luís da Câmara Cascudo e a construção de uma Cultura popular alimentícia a partir de sua viagem à áfrica (1928 -1967).
Other Titles: “The journey has begun”: Luís da Câmara Cascudo and the construction of a popular food culture based on his trip to Africa (1928 -1967).
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, José Walber Vieira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SALES NETO, Francisco Firmino.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTANA, Rosemere Olímpio de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BRANDÃO, Ivone Agra.
???metadata.dc.contributor.referee3???: MELO, Rosilene Alves de.
Keywords: Alimentação brasileira - história;Câmara Cascudo - viagem -1928-1967;Mediação cultural;Cultura popular alimentícia;Alimentação brasileira- raízes;Pesquisa etnográfica;Câmara Cascudo- mediador cultural;Brazilian food - history;Câmara Cascudo - trip -1928-1967;Cultural mediation;Popular food culture;Food Brazilian- roots;Ethnographic research;Câmara Cascudo – mediator cultural
Issue Date: 16-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, José Walber Vieira de. “A viagem começou”: Luís da Câmara Cascudo e a construção de uma Cultura popular alimentícia a partir de sua viagem à áfrica (1928 -1967). 2023. 122f. Monografia (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: A partir da década de 1960, o intelectual potiguar Luís da Câmara Cascudo redefiniu seu campo de estudo entre o folclore e a antropologia, abrindo espaço para a etnografia e assumindo o perfil de mediador cultural. Isso ocorreu, especialmente, quando ele foi à África, em 1963, para pesquisar as raízes da alimentação brasileira nas províncias africanas de onde ocorreu o tráfico de pessoas escravizadas para o Brasil. Sua viagem ao continente africano fortaleceu os interesses que atravessaram sua formação e atuação intelectual em torno do folclore e da chamada cultura popular. A partir disso, o objetivo central deste trabalho é investigar a viagem de Câmara Cascudo à África e analisar a produção decorrente dessa pesquisa etnográfica para entender como ele construiu uma ideia de cultura popular alimentícia. Com este propósito, pautamos nossas análises teóricas em autores como Jean-François Sirinelli (2003), para entendermos o conceito de intelectual; Peter Burke (2020), para compreendermos a ideia de intelectual polímata; e Angela Castro Gomes e Patricia Santos Hansen (2016), para percebermos Cascudo enquanto um mediador cultural. Como recurso metodológico, analisamos fontes periódicas de jornais de época: artigos, entrevistas e reportagens sobre a referida viagem. Também faremos o uso de correspondências trocadas entre Câmara Cascudo e outros intelectuais que produziram acerca do tema da alimentação, especialmente no Brasil e na África. E, ainda, nos apropriamos da bibliografia cascudiana em torno do tema, a saber: A Cozinha Africana no Brasil (1964), Made in Africa (1965) e História da Alimentação no Brasil (1967). Todo esse material foi examinado a partir da análise de discurso, na perspectiva de Michel Foucault (2004), para entendermos como essa ideia de uma cultura popular alimentícia foi sendo construída no/pelo pensamento de Luís da Câmara Cascudo.
Abstract: From the 1960s onwards, the potiguar intellectual Luís da Câmara Cascudo redefined his field of study between folklore and anthropology, opening space for ethnography and assuming the profile of cultural mediator. This occurred, especially, when he went to Africa, in 1963, to research the roots of Brazilian food in the African provinces where the trafficking of slaves to Brazil took place. His trip to the African continent strengthened the interests that traversed his education and intellectual activity around folklore and so-called popular culture. From this, the central objective of this work is to investigate Câmara Cascudo's trip to Africa and analyze the production resulting from this ethnographic research to understand how he constructed an idea of popular food culture. For this purpose, we based our theoretical analyzes on authors such as Jean-François Sirinelli (2003), to understand the concept of intellectual; Peter Burke (2020), to understand the idea of a polymath intellectual; and Angela Castro Gomes and Patricia Santos Hansen (2016), to understand Cascudo as a cultural mediator. As a methodological resource, we analyzed periodic sources from periodical newspapers: articles, interviews and reports about the aforementioned trip. We will also use correspondence exchanged between Câmara Cascudo and other intellectuals who produced on the topic of food, especially in Brazil and Africa. And, furthermore, we appropriated the Cascudian bibliography around the topic, namely: A Cozinha Africana no Brasil (1964), Made in Africa (1965) e História da Alimentação no Brasil (1967). All this material was examined using discourse analysis, from the perspective of Michel Foucault (2004), to understand how this idea of a popular food culture was being constructed in/by the thinking of Luís da Câmara Cascudo.
Keywords: Alimentação brasileira - história
Câmara Cascudo - viagem -1928-1967
Mediação cultural
Cultura popular alimentícia
Alimentação brasileira- raízes
Pesquisa etnográfica
Câmara Cascudo- mediador cultural
Brazilian food - history
Câmara Cascudo - trip -1928-1967
Cultural mediation
Popular food culture
Food Brazilian- roots
Ethnographic research
Câmara Cascudo – mediator cultural
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35383
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ WALBER VIEIRA DE OLIVEIRA. MONOGRAFIA HISTÓRIA. CFP 2023.pdfJosé Walber Vieira de Oliveira. Monografia História. CFP 2023.1.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.