Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35386
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNUNES, S. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1825400551994564pt_BR
dc.contributor.advisor1CABRAL FILHO, Severino.-
dc.contributor.advisor1IDCABRAL FILHO, S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0895399976092394pt_BR
dc.contributor.referee1SOUZA, Fabiano Badu de.-
dc.contributor.referee1IDSOUZA, F. B.pt_BR
dc.contributor.referee2MONTENEGRO, José Benjamim.-
dc.contributor.referee2IDMONTENEGRO, J. B.pt_BR
dc.description.resumoNeste ensaio buscam os um diálogo interdisciplinar entre História e Artes, este último como sendo meio condutor das discussões para o Ensino de História. Propomos, subsidiar educadores na compreensão dos códigos imagéticos que são expostos nas mesmas. Tendo em vista a importância de la como recurso pedagógico e a contribuição que esta dá a identificação de elementos culturais e sociais , políticos e ideológicos. A análise desses símbolos que são convertidos em discursos que nos mostram alternativas para que possam os trabalhar em sala de aula, tanto as leis 10.639/03 e 11.645/08. Diante destes suportes utilizaremos os recursos pictográficos de Jean Baptiste Debrete Johann Moritz Rugen das mostrando propostas e possibilidades para as relações étnico-raciais . Para análise destas imagens adotamos a metodologia correlacionando-a com o método iconográfico onde utilizamos Peter Burke, Erwin Panofsky para sedimentar nossas discussões. Assim, frente a esses problemas ideológicos e etnocêntrico s buscamos por um a sociedade justa e igualitária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO homem, sua pedra e o seu papel: Debret e rugendas : propostas e possibilidades para relações étnico-raciais.pt_BR
dc.date.issued2016-07-
dc.description.abstractIn this essay seeks an interdisciplinary dialogue between History and Arts, the latter as a means of conducting discussions for the Teaching of History. We propose to support educators in understanding the image codes that are exposed in them. Considering its importance as a pedagogical resource and the contribution it makes to the identification of cultural and social, political and ideological elements. The analysis of these symbols that are converted into speeches that show us alternatives so that we can work with them in the classroom, both laws 10.639/03 and 11.645/08. In view of these supports, we will use the pictographic resources of Jean Baptiste Debret and Johann Moritz Rugen, showing proposals and possibilities for ethnic-racial relations. To analyze these images, we adopted the methodology correlating it with the iconographic method where we used Peter Burke, Erwin Panofsky to consolidate our discussions. Thus, faced with these ideological and ethnocentric problems, we seek a fair and egalitarian society.-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35386-
dc.date.accessioned2024-04-09T18:53:38Z-
dc.date.available2024-04-09-
dc.date.available2024-04-09T18:53:38Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectHistória e artept_BR
dc.subjectJean Baptiste Debretpt_BR
dc.subjectJohann Moritz Rugendaspt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectImagens e ensino de Históriapt_BR
dc.subjectHistory and artpt_BR
dc.subjectJean Baptiste Debretpt_BR
dc.subjectJohann Moritz Rugendaspt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectEthnic-racial relationspt_BR
dc.subjectImages and History teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNUNES, Sandeilson Beserra.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMan, his stone and his role: Debret and rugendas: proposals and possibilities for ethnic-racial relations.pt_BR
dc.identifier.citationNUNES, Sandeilson Beserra. O homem, sua pedra e o seu papel: Debret e rugendas : propostas e possibilidades para relações étnico-raciais. 2016. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais) - Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35386pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-raciais - CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANDEILSON BESERRA NUNES - TCC ESP. EDUCAÇÃO RELAÇÕES ETNICO RACIAIS CH 2016.pdfSandeilson Beserra Nunes - TCC Esp. Educação Relações Etnico Raciais CH 20161.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.