Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35404
Title: Praxeologias matemáticas e didáticas na escola do campo: um olhar sobre a matemática financeira.
Other Titles: Mathematical and didactic praxeologies in rural schools: a look at financial mathematics.
???metadata.dc.creator???: FREITAS, Rebeka Sabryna.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAVALCANTE, José Luiz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Diogo Cabral de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
Keywords: Educação matemática;Matemática financeira;Ensino de matemática;Educação do campo;Didática da matemática;Teoria antropológica do didático;Praxeologias matemáticas;Mathematics education;Financial mathematics;Teaching mathematics;Rural education;Mathematics didactics;Anthropological theory of didacticism;Mathematical praxeologies
Issue Date: 14-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FREITAS, Rebeka Sabryna. Praxeologias matemáticas e didáticas na escola do campo: um olhar sobre a matemática financeira. 2023. 26f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35404
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo da pesquisa foi analisar as praxeologias matemáticas em torno do ensino de Matemática Financeira em uma Escola do Campo. Tendo como questão norteadora: ass praxeologias matemáticas para ensinar Matemática Financeira na Escola do Campo levam em consideração o contexto do Semiárido?. Para este estudo, nos limitamos à pesquisa documental sobre essas praxeologias, portanto, nosso olhar se concentrou nos documentos oficiais que norteiam o trabalho do professor. Diante disso, nosso campo de estudo foi uma Escola do Campo situada no município de Monteiro – PB. Para nossa análise, por questões de limitação do artigo, centramos na análise do tema Amortização. Por fim, fundamentados na nossa pesquisa, a obra analisada trata a Matemática Financeira como tema importante, contudo oferta um limitado contexto matemático para o trabalho com a Escola do Campo, bem como a falta de contextualização com o Semiárido. No entanto, é pertinente mencionar que o papel desempenhado pelo professor nesse processo é incisivo.
Abstract: The purpose of the research was to analyze the mathematical praxeologies surrounding the teaching of Financial Mathematics in a Countryside School. Having as a guiding question: do mathematical praxeologies for teaching Financial Mathematics at Countryside schools take into account the context of the Semiarid region? For this study, we limited ourselves to documentar research on these praxeologies, therefore, our focus was on the official documents that guide the teacher’s work. Therefore, our field of study was a Countryside School located in the municipality of Monteiro – PB. For our analysis, due to the limitations of the article, we focused on the analysis of the Amortization theme. Finally, based on our research, the work analyzed treats Financial Mathematics as an important topic, however, it offers a limited mathematical context for the work with the Escola do Campo, as well as the lack of contextualization with the Semiarid. However, it is pertinent to mention that the role played by the teacher in this process is incisive.
Keywords: Educação matemática
Matemática financeira
Ensino de matemática
Educação do campo
Didática da matemática
Teoria antropológica do didático
Praxeologias matemáticas
Mathematics education
Financial mathematics
Teaching mathematics
Rural education
Mathematics didactics
Anthropological theory of didacticism
Mathematical praxeologies
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
Matemática.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35404
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REBEKA SABRYNA FREITAS - TCC ARTIGOE ESP. CIENCIAS EXATAS DA NATUREZA CDSA 2023.pdfRebeka Sabryna Freitas - TCC Artigo Esp. Ciências Exatas da Natureza CDSA 20232.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.