Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35417
Title: Relatório: “fazer História é uma prática”.
Other Titles: Report: “doing History is a practice”.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria José da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RANGEL, Maria do Socorro.
Keywords: Relatório de estágio - História;Ensino de História;Prática de ensino de História;Disciplina Prática de Ensino de História - UFCG;Formação docente - História;Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PB;Colégio Estadual de Bodocongó - Campina Grande - PB;Internship report - History;Teaching History;History teaching practice;Practical History Teaching Subject - UFCG;Teacher training - History;Ademar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PB;Bodocongó State College - Campina Grande - PB
Issue Date: 1998
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria José da. Relatório: “fazer História é uma prática”. 1998. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1998. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35417
???metadata.dc.description.resumo???: O' Estágio Supervisionado de Prática de Ensino do período 98.2, realizado na Escola Estadual de Iº e 2º graus Adem ar Veloso da Silveira. Constituiu-se num receptáculo de: sonhos, esperanças, alegrias, ideais, frustrações, ansiedades, medos e sobretudo realizações de uma prática pedagógica e experiências acumuladas ao longo do curso de licenciatura em História. Devido a amplitude das experiências, resolvemos fazer um recorte para trabalhar neste relatório. A escolha recaiu sobre uma questão muito discutida na atualidade que é a Ideia de Currículo. Portanto essa ideia serviu de orientação para o presente relatório. No primeiro capítulo discutimos as propostas de mudanças curriculares no Brasil, tomando como referência a nossa condição de educadores em história. No segundo capítulo procuramos fazer uma análise da ação docente frente a algum as questões: com o ele percebe a presença da disciplina na experiência escolar? Qual o compromisso do currículo com a construção de relações sociais na escola e a partir da escola? Tendo com o referência a discussão geral sobre currículo feita no capítulo anterior e a atuação dos docentes, a partir da experiência de alunos concluintes de uma Licenciatura. Enquanto que no terceiro capítulo farem os um relato das experiências no Estágio Supervisionado, realizado na Escola Estadual de I o e 2o graus Adem ar Veloso da Silveira. Ressaltando os problemas e as dificuldades. Porém superados através do trabalho em conjunto com os alunos da Prática de Ensino, com o apoio do professor Alarcon Agra e principalmente com a orientadora, professora Socorro Rangel, que possibilitou através de opiniões e sugestões o aprimoramento das aulas e a superação dos medos.
Keywords: Relatório de estágio - História
Ensino de História
Prática de ensino de História
Disciplina Prática de Ensino de História - UFCG
Formação docente - História
Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PB
Colégio Estadual de Bodocongó - Campina Grande - PB
Internship report - History
Teaching History
History teaching practice
Practical History Teaching Subject - UFCG
Teacher training - History
Ademar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PB
Bodocongó State College - Campina Grande - PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35417
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Relórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA JOSÉ DA SILVA - RELATÓRIO DE ESTÁGIO HISTÓRIA CH 1998.pdfMaria José da Silva - Relatório de Estágio História CH 19984.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.