Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35417
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, M. J.pt_BR
dc.contributor.advisor1RANGEL, Maria do Socorro.-
dc.contributor.advisor1IDRANGEL, M. S.pt_BR
dc.description.resumoO' Estágio Supervisionado de Prática de Ensino do período 98.2, realizado na Escola Estadual de Iº e 2º graus Adem ar Veloso da Silveira. Constituiu-se num receptáculo de: sonhos, esperanças, alegrias, ideais, frustrações, ansiedades, medos e sobretudo realizações de uma prática pedagógica e experiências acumuladas ao longo do curso de licenciatura em História. Devido a amplitude das experiências, resolvemos fazer um recorte para trabalhar neste relatório. A escolha recaiu sobre uma questão muito discutida na atualidade que é a Ideia de Currículo. Portanto essa ideia serviu de orientação para o presente relatório. No primeiro capítulo discutimos as propostas de mudanças curriculares no Brasil, tomando como referência a nossa condição de educadores em história. No segundo capítulo procuramos fazer uma análise da ação docente frente a algum as questões: com o ele percebe a presença da disciplina na experiência escolar? Qual o compromisso do currículo com a construção de relações sociais na escola e a partir da escola? Tendo com o referência a discussão geral sobre currículo feita no capítulo anterior e a atuação dos docentes, a partir da experiência de alunos concluintes de uma Licenciatura. Enquanto que no terceiro capítulo farem os um relato das experiências no Estágio Supervisionado, realizado na Escola Estadual de I o e 2o graus Adem ar Veloso da Silveira. Ressaltando os problemas e as dificuldades. Porém superados através do trabalho em conjunto com os alunos da Prática de Ensino, com o apoio do professor Alarcon Agra e principalmente com a orientadora, professora Socorro Rangel, que possibilitou através de opiniões e sugestões o aprimoramento das aulas e a superação dos medos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleRelatório: “fazer História é uma prática”.pt_BR
dc.date.issued1998-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35417-
dc.date.accessioned2024-04-10T19:20:01Z-
dc.date.available2024-04-10-
dc.date.available2024-04-10T19:20:01Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRelatório de estágio - Históriapt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectPrática de ensino de Históriapt_BR
dc.subjectDisciplina Prática de Ensino de História - UFCGpt_BR
dc.subjectFormação docente - Históriapt_BR
dc.subjectEscola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectColégio Estadual de Bodocongó - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectInternship report - Historypt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectHistory teaching practicept_BR
dc.subjectPractical History Teaching Subject - UFCGpt_BR
dc.subjectTeacher training - Historypt_BR
dc.subjectAdemar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectBodocongó State College - Campina Grande - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Maria José da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReport: “doing History is a practice”.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Maria José da. Relatório: “fazer História é uma prática”. 1998. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1998. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35417pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA JOSÉ DA SILVA - RELATÓRIO DE ESTÁGIO HISTÓRIA CH 1998.pdfMaria José da Silva - Relatório de Estágio História CH 19984.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.