Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35437
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SILVA, M. A. C. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3234335314573787 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MEIRA, Gilmara Gomes. | - |
dc.contributor.advisor1ID | MEIRA, G. G. | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | CAVALCANTE, José Luiz. | - |
dc.contributor.referee1ID | CAVALCANTE, J. L. | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. | - |
dc.contributor.referee2ID | CAVALCANTE, N. I. S. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo foi produzido como requisito para obtenção do título de Especialista pelo Programa de Pós Graduação em Ensino da Natureza e Matemática para Convivência com o Semiárido, desenvolvido no Centro de Desenvolvimento do Semiárido - CDSA da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Atualmente, com a influência das mídias digitais, sobretudo da internet, as pessoas têm sido cada vez mais levadas ao consumismo desenfreado e endividamento, reflexo, muitas vezes, da falta de uma educação financeira consolidada. Pensando nisso e na realidade financeira da nossa região, apresentamos algumas reflexões sobre a necessidade de trabalhar a Educação Financeira desde o Ensino Fundamental, a fim de que os jovens comecem a se conscientizarem desde cedo acerca de aspectos que permeiam sua realidade financeira. Partindo disso, desenvolvemos uma pesquisa em uma turma do 9° Ano de uma Escola Municipal na zona rural do município de Monteiro – PB, cujo objetivo foi possibilitar através de uma imersão na Educação Financeira, a construção de metas que auxiliem os jovens estudantes daquela localidade a buscarem melhores condições por meio da organização financeira, podendo despertar a compreensão para a construção do planejamento financeiro familiar, por exemplo. Os resultados apontaram que os alunos conseguiram entender aspectos relacionados ao dinheiro dentro do orçamento da sua família, e ao mesmo tempo, conseguiram identificar como a Educação Financeira pode propiciar melhorias na qualidade de vida de acordo com a sua realidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências da Natureza | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Matemática | pt_BR |
dc.title | Educação financeira: uma articulação com a realidade familiar. | pt_BR |
dc.date.issued | 2023-12-14 | - |
dc.description.abstract | This article was produced as a requirement for obtaining the degree of Specialist by the Postgraduate Program in Nature Teaching and Mathematics for Coexistence with Semiarid, developed in the Center for Semiarid Development - CDSA of the Federal University of Campina Grande - UFCG. Today, with the influence of digital media, especially the internet, people have been increasingly driven to unbridled consumerism and indebtedness, often reflecting the lack of consolidated financial education. Considering this and the financial reality of our region, we present some reflections on the need to work on Financial Education since elementary school, so that young people start to become aware early on of aspects that permeate their financial reality. Starting from this, we developed a survey in a class of the 9th Year of a Municipal School in the rural area of the municipality of Monteiro - PB,whose objective was to make possible through an immersion in Financial Education, the construction of goals that help the young students of that locality to seek better conditions through the financial organization, can awaken the understanding for the construction of the family financial planning, for example. The results showed that students were able to understand aspects related to money within their family's budget, and at the same time were able to identify how Financial Education can provide improvements in quality of life according to their reality. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35437 | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-15T18:42:41Z | - |
dc.date.available | 2024-04-15 | - |
dc.date.available | 2024-04-15T18:42:41Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Financial education | pt_BR |
dc.subject | Mathematics education | pt_BR |
dc.subject | Elementary education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Michelle Adeilma da Costa. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Financial education: an articulation with family reality. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Michelle Adeilma da Costa. Educação financeira: uma articulação com a realidade familiar. 2023. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35437 | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MICHELLE ADEILMA DA COSTA SILVA - TCC ESP. CIÊNCIAS DA NATUREZA CDSA 2023.pdf | Michelle Adeilma da Costa Silva - TCC Esp. Ciências da Natureza CDSA 2023 | 824.8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.