Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35451
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1LÔBO, Isamarc Gonçalves.-
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/2597332807665485pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesLÔBO, Isamarc Gonçalvespt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Israel Soares de.-
dc.contributor.referee2SOUZA, Rafael Dalyson dos Santos.-
dc.description.resumoCom a finalidade de analisar os usos da internet enquanto campo de produção de conhecimento histórico, o presente trabalho discutirá e tentará estabelecer algumas ligações entre os usos da Internet e a construção de saberes históricos. Este, foi desenvolvido a partir do estudo de obras destacadas pela historiografia, como “Uma história social do conhecimento” de Peter Burke e “A galáxia da Internet” de Manuel Castells, e também por conceitos ditos por estudiosos que se propuseram estudar sobre o assunto, como Bruno Latour e Michel de Certeau. Em contraposição, foram analisados dados presentes em uma pesquisa feita com um grupo seleto de alunos da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, com parte do alunado do curso de História. Para assim, entender como a comunidade acadêmica da instituição produz conhecimento, através dos usos da internet e como compartilha as informações passadas na rede.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleReciclando o conhecimento: uso e práticas da internet na produção do conhecimento no curso de história do CFP/UFCG 2023.pt_BR
dc.date.issued2023-11-21-
dc.description.abstractIn order to analyze the uses of the Internet as a field for the production of historical and scientific knowledge, this paper will discuss and try to establish some links between the uses of the Internet and the construction of historical knowledge. It was developed based on the study of works highlighted by historiography, such as Peter Burke's "A Social History of Knowledge" and Manuel Castells' "The Internet Galaxy", as well as concepts put forward by scholars who have set out to study the subject, such as Bruno Latour and Michel de Certeau. In contrast, was analyzed data from a survey conducted with a select group of students at the Federal University of Campina Grande, Cajazeiras campus, with some of the History students. In order to understand how the institution's academic community produces knowledge through the use of the Internet and how it shares the information passed on.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35451-
dc.date.accessioned2024-04-17T13:19:11Z-
dc.date.available2024-03-17-
dc.date.available2024-04-17T13:19:11Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectInternet- interconexãopt_BR
dc.subjectConstrução de saberes- Internept_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectInformações em redept_BR
dc.subjectInternet- interconnectionpt_BR
dc.subjectConstruction of knowledge - Internalpt_BR
dc.subjectHistoriographypt_BR
dc.subjectCyberculturept_BR
dc.subjectNetwork informationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRICARTE, Ruy Parnaiba.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRecycling knowledge: use and practices of the internet in the production of knowledge in the CFP/UFCG 2023 history course.pt_BR
dc.identifier.citationRICARTE, Ruy Parnaíba. Reciclando o conhecimento: uso e práticas da internet na produção do conhecimento no curso de história do CFP/UFCG 2023. 80f. Monografia (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RUY PARNAIBA RICARTE. MONOGRAFIA HISTÓRIA. CFP 2023.pdfRuy Parnaíba Ricarte. Monografia História. CFP 2023. pdf.1.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.