Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3548
Title: Simulação de uma linha de ônibus urbano por processo computacional.
Other Titles: Simulation of an urban bus line by computational process.
???metadata.dc.creator???: CAUS, Antonio Luiz.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RABBANI, Soheil Rahnemay.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: GUPTA, Govind Prasad.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MATHON, Rudolf.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NUNES, Antonio Zampieri.
Keywords: Transporte urbano;Urban transport;Ônibus;Autobús;Bus;Simulação em ônibus;Bus Simulation;Simulación de bus;Modelos computacionais;Modelos computacionales;Computational models;Passageiros de transporte público;Public transport passengers;Transporte público de pasajeros
Issue Date: Jul-1977
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAUS, Antonio Luiz. Simulação de uma linha de ônibus urbano por processo computacional. 1977. 197f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 1977. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3548
???metadata.dc.description.resumo???: Três Modelos Computacionais (usando alinguagem GPSS- General Purpose Simulation System) foram desenvolvidos para simular uma linha de ônibus urbano. Uma linha de Ônibus com dados de Origem - Destino em cada parada de Ônibus para diferentes períodos de tempo e distância entre as paradas são introduzidas na simulação dos modelos. Usando estes modelos, é possível estudar o tempo total de viagem, em função: do tempo total de espera, do tempo total de viagem dos ônibus para diferentes períodos de operação dos ônibus e do número de ônibus requerido para operar na rota, os quais podem ter capa cidades diferentes. Para cada caso, estuda-se também a utilização de ceda Ônibus na linha. Os modelos computacionais pedem ser usados para: otimizar o tempo total de viagem de todos os passageiros da linha e analisar a utilização dos ônibus.
Abstract: Three Computational Models (using GPSS-General Purpose Simulation System) were developed to simulate an urban bus line. A bus line with Origin-Destination data at each bus stop for different time periods and distance between stops is introduced in the simulation of the models. Using these models, it is possible to study the total travel time, depending on: the total waiting time, total bus travel time for different bus operating periods and the number of buses required to operate the route, which can have different cities cover. For each case, it is also studied the use of ceda Buses in the line. The computational models ask to be used to: optimize the total travel time of all the passengers of the line and analyze the use of the buses.
Keywords: Transporte urbano
Urban transport
Ônibus
Autobús
Bus
Simulação em ônibus
Bus Simulation
Simulación de bus
Modelos computacionais
Modelos computacionales
Computational models
Passageiros de transporte público
Public transport passengers
Transporte público de pasajeros
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia civil
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3548
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANTONIO LUIZ CAUS - DISSERTAÇÃO PPGECA 1977.pdfAntonio Luiz Caus Dissertação - PPGECA 197730.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.