Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35497
Title: Uma História Social do estrelato no pop/rock: David Bowie, Elton John e a segunda metamorfose da fama no século XX.
Other Titles: A Social History of Pop/Rock Stardom: David Bowie, Elton John and the Second Metamorphosis of Fame in the 20th Century.
???metadata.dc.creator???: FARIAS, Elton John da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: EUGÊNIO, Marcos Francisco Napolitano de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MORAES, José Geraldo Vinci de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MOLINA, Sérgio Augusto.
???metadata.dc.contributor.referee3???: GARCIA, Tânia da Costa.
???metadata.dc.contributor.referee4???: ALAMBERT JÚNIOR, Francisco Cabral.
???metadata.dc.contributor.referee5???: SANTOS, Daniela Vieira dos.
Keywords: Pop/rock;Rock;História social - pop rock;David Bowie;Elton John;Fama e celebridade;Século XX - pop/rock;Cantores britânicos;História da fama - cantores britânicos;Música inglesa - século XX;Estrelato - música britânica;Rockstars;Estrelato do rock;Fama e vida privada - rock;Fama e fortuna;Hiperexposição midiática - artistas do pop/rock;Música pop/rock;Álbum The Rise And Fall Of Ziggy Stardust - David Bowie;Álbum The Spiders From Mars - David Bowie;Álbum Goodbye Yellow Brick Road - Elton John;Glam/Glitter Rock:;Social history - pop rock;Fame and celebrity;20th century - pop/rock;British singers;History of fame - British singers;English music - 20th century;Stardom – British music;Rockstars;Rock stardom;Fame and private life - rock;Fame and fortune;Media hyperexposure - pop/rock artists;Pop/rock music;The Rise And Fall Of Ziggy Stardust Album - David Bowie;Goodbye Yellow Brick Road Album - Elton John
Issue Date: Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FARIAS, Elton John da Silva. Uma História Social do Estrelato no Pop/Rock: David Bowie, Elton John e a segunda metamorfose da fama no século XX. 2022. 522f. Tese de Doutorado (Convênio DINTER UFCG/USP) - Programa de Pós-Graduação em História Social, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35497
???metadata.dc.description.resumo???: Esta Tese investiga como os cantores britânicos David Bowie e Elton John e os álbuns The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars, de 1972, e Goodbye Yellow Brick Road, de 1973, possibilitam a escrita de uma História da Fama a partir dos debates sobre questões relativas ao sistema do estrelato, à cultura da personalidade e à performance midiática e à ideia de que na e a partir da década de 1970 foi possível pensar numa transformação histórica que gerou o que chamo de segunda metamorfose da fama no século XX. Defende-se que houve uma primeira, que se estendeu entre as décadas de 1910 e 1960, e que teve predominância cinematográfica na fabricação de sujeitos célebres na sociedade de massas; defende-se, ainda, que a partir dos anos 1970 até os anos finais do citado século houve uma ruptura com o predomínio cinematográfico, ocorrendo uma preponderância fonográfica de ascensão de sujeitos famosos, especialmente rockstars. Em um primeiro momento, analisa-se como a música pop/rock em geral, entre os anos de 1958 e 1976, lidou com essa transformação social. Numa segunda oportunidade, avaliase a hiperexposição célebre na „Década do Eu‟ e o protagonismo do estilo musical glam/ glitter rock durante aquele período, além de momentos de hype nas carreiras de David Bowie e Elton John. Depois, percebe-se como o citado estilo é parte significante de uma transição dos anos 1960 para a década seguinte ao ter realizado uma ressignificação da contracultura com uma roupagem completamente distinta da que outros estilos de pop/ rock fizeram. Desde a oportunidade anterior que os álbuns musicais privilegiados pela pesquisa são vistos mais a fundo, o que se intensifica no quarto ensejo, onde se efetua um olhar mais direto sobre os conceitos de transgressão, alegoria, androginia e exagero Camp tendo tanto as artes de capas quanto os produtos fonográficos como base analítica. Numa última empreitada, debatem-se os contextos de criação de personas e alter-egos naquelas obras musicais e como a performance acaba sendo fundamento essencial para o estabelecimento da aqui chamada segunda metamorfose da fama no século XX.
Abstract: This Thesis aims to investigate how the British singers David Bowie and Elton John and the albums The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars, from 1972, and Goodbye Yellow Brick Road, from 1973, make possible the writing of a History of Fame focused on debates on issues related to the star system, the culture of personality and the media performance plus the idea that in and from the 1970s onwards it was possible to think of a historical transformation that generated what I call the second metamorphosis of fame in the 20th century. It is argued that there was a first one, which lasted between the 1910s and the 1960s, and which had cinematographic predominance in the production of famous subjects in mass society; it is also argued that from the 1970s until the end of the aforementioned century there was a break with the cinematographic predominance, with a phonographic preponderance on the rise of famous subjects, and especially rockstars. At first, we analyze how pop/rock music in general, between 1958 and 1976, dealt with this social transformation. In a second opportunity, we analyze the hyperexposure of the famed in the „Me Decade‟ and the protagonism of the glam/glitter rock musical style during that period is evaluated, as well as moments of hype for the careers of David Bowie and Elton John. Afterwards, it can be seen how the aforementioned style is a significant part of a transition from the 1960s to the following decade, having carried out a resignification of the counterculture with a completely different guise from other pop/rock styles. Since the previous opportunity, the musical albums privileged by the research are seen more deeply, something which is intensified in the fourth opportunity, where a more direct look at the concepts of transgression, allegory and Camp exaggeration is carried out having both cover arts and phonographic products as basis of analyses. In a final endeavor, the contexts of creation of personas and alter-egos in those musical opuses are debated and how the performance concept ends up being an essential foundation for the establishment of the so called second metamorphosis of fame in the 20th century.
Keywords: Pop/rock
Rock
História social - pop rock
David Bowie
Elton John
Fama e celebridade
Século XX - pop/rock
Cantores britânicos
História da fama - cantores britânicos
Música inglesa - século XX
Estrelato - música britânica
Rockstars
Estrelato do rock
Fama e vida privada - rock
Fama e fortuna
Hiperexposição midiática - artistas do pop/rock
Música pop/rock
Álbum The Rise And Fall Of Ziggy Stardust - David Bowie
Álbum The Spiders From Mars - David Bowie
Álbum Goodbye Yellow Brick Road - Elton John
Glam/Glitter Rock:
Social history - pop rock
Fame and celebrity
20th century - pop/rock
British singers
History of fame - British singers
English music - 20th century
Stardom – British music
Rockstars
Rock stardom
Fame and private life - rock
Fame and fortune
Media hyperexposure - pop/rock artists
Pop/rock music
The Rise And Fall Of Ziggy Stardust Album - David Bowie
Goodbye Yellow Brick Road Album - Elton John
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Música.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35497
Appears in Collections:Doutorado em História - DINTER UFCG/USP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELTON JOHN DA SILVA FARIAS - DOUTORADO DINTER UFCG USP CH 2022.pdfElton John da Silva Farias - Doutorado DINTER UFCG USP CH 2022.5.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.