Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35497
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFARIAS, E. J. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5399780420154038pt_BR
dc.contributor.advisor1EUGÊNIO, Marcos Francisco Napolitano de.-
dc.contributor.advisor1IDEUGÊNIO, M. F. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1250692781738939pt_BR
dc.contributor.referee1MORAES, José Geraldo Vinci de.-
dc.contributor.referee1IDMORAES, J. G. V.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1157659786321799pt_BR
dc.contributor.referee2MOLINA, Sérgio Augusto.-
dc.contributor.referee2IDMOLINA, S. A.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6840686983604415pt_BR
dc.contributor.referee3GARCIA, Tânia da Costa.-
dc.contributor.referee3IDGARCIA, T. C.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1376202606406836pt_BR
dc.contributor.referee4ALAMBERT JÚNIOR, Francisco Cabral.-
dc.contributor.referee4IDALAMBERT JÚNIOR, F. C.pt_BR
dc.contributor.referee5SANTOS, Daniela Vieira dos.-
dc.contributor.referee5IDSANTOS, D. V.pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/8583122321311604pt_BR
dc.description.resumoEsta Tese investiga como os cantores britânicos David Bowie e Elton John e os álbuns The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars, de 1972, e Goodbye Yellow Brick Road, de 1973, possibilitam a escrita de uma História da Fama a partir dos debates sobre questões relativas ao sistema do estrelato, à cultura da personalidade e à performance midiática e à ideia de que na e a partir da década de 1970 foi possível pensar numa transformação histórica que gerou o que chamo de segunda metamorfose da fama no século XX. Defende-se que houve uma primeira, que se estendeu entre as décadas de 1910 e 1960, e que teve predominância cinematográfica na fabricação de sujeitos célebres na sociedade de massas; defende-se, ainda, que a partir dos anos 1970 até os anos finais do citado século houve uma ruptura com o predomínio cinematográfico, ocorrendo uma preponderância fonográfica de ascensão de sujeitos famosos, especialmente rockstars. Em um primeiro momento, analisa-se como a música pop/rock em geral, entre os anos de 1958 e 1976, lidou com essa transformação social. Numa segunda oportunidade, avaliase a hiperexposição célebre na „Década do Eu‟ e o protagonismo do estilo musical glam/ glitter rock durante aquele período, além de momentos de hype nas carreiras de David Bowie e Elton John. Depois, percebe-se como o citado estilo é parte significante de uma transição dos anos 1960 para a década seguinte ao ter realizado uma ressignificação da contracultura com uma roupagem completamente distinta da que outros estilos de pop/ rock fizeram. Desde a oportunidade anterior que os álbuns musicais privilegiados pela pesquisa são vistos mais a fundo, o que se intensifica no quarto ensejo, onde se efetua um olhar mais direto sobre os conceitos de transgressão, alegoria, androginia e exagero Camp tendo tanto as artes de capas quanto os produtos fonográficos como base analítica. Numa última empreitada, debatem-se os contextos de criação de personas e alter-egos naquelas obras musicais e como a performance acaba sendo fundamento essencial para o estabelecimento da aqui chamada segunda metamorfose da fama no século XX.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqMúsica.pt_BR
dc.titleUma História Social do estrelato no pop/rock: David Bowie, Elton John e a segunda metamorfose da fama no século XX.pt_BR
dc.date.issued2022-08-
dc.description.abstractThis Thesis aims to investigate how the British singers David Bowie and Elton John and the albums The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars, from 1972, and Goodbye Yellow Brick Road, from 1973, make possible the writing of a History of Fame focused on debates on issues related to the star system, the culture of personality and the media performance plus the idea that in and from the 1970s onwards it was possible to think of a historical transformation that generated what I call the second metamorphosis of fame in the 20th century. It is argued that there was a first one, which lasted between the 1910s and the 1960s, and which had cinematographic predominance in the production of famous subjects in mass society; it is also argued that from the 1970s until the end of the aforementioned century there was a break with the cinematographic predominance, with a phonographic preponderance on the rise of famous subjects, and especially rockstars. At first, we analyze how pop/rock music in general, between 1958 and 1976, dealt with this social transformation. In a second opportunity, we analyze the hyperexposure of the famed in the „Me Decade‟ and the protagonism of the glam/glitter rock musical style during that period is evaluated, as well as moments of hype for the careers of David Bowie and Elton John. Afterwards, it can be seen how the aforementioned style is a significant part of a transition from the 1960s to the following decade, having carried out a resignification of the counterculture with a completely different guise from other pop/rock styles. Since the previous opportunity, the musical albums privileged by the research are seen more deeply, something which is intensified in the fourth opportunity, where a more direct look at the concepts of transgression, allegory and Camp exaggeration is carried out having both cover arts and phonographic products as basis of analyses. In a final endeavor, the contexts of creation of personas and alter-egos in those musical opuses are debated and how the performance concept ends up being an essential foundation for the establishment of the so called second metamorphosis of fame in the 20th century.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35497-
dc.date.accessioned2024-04-23T19:38:14Z-
dc.date.available2024-04-23-
dc.date.available2024-04-23T19:38:14Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectPop/rockpt_BR
dc.subjectRockpt_BR
dc.subjectHistória social - pop rockpt_BR
dc.subjectDavid Bowiept_BR
dc.subjectElton Johnpt_BR
dc.subjectFama e celebridadept_BR
dc.subjectSéculo XX - pop/rockpt_BR
dc.subjectCantores britânicospt_BR
dc.subjectHistória da fama - cantores britânicospt_BR
dc.subjectMúsica inglesa - século XXpt_BR
dc.subjectEstrelato - música britânicapt_BR
dc.subjectRockstarspt_BR
dc.subjectEstrelato do rockpt_BR
dc.subjectFama e vida privada - rockpt_BR
dc.subjectFama e fortunapt_BR
dc.subjectHiperexposição midiática - artistas do pop/rockpt_BR
dc.subjectMúsica pop/rockpt_BR
dc.subjectÁlbum The Rise And Fall Of Ziggy Stardust - David Bowiept_BR
dc.subjectÁlbum The Spiders From Mars - David Bowiept_BR
dc.subjectÁlbum Goodbye Yellow Brick Road - Elton Johnpt_BR
dc.subjectGlam/Glitter Rock:pt_BR
dc.subjectSocial history - pop rockpt_BR
dc.subjectFame and celebritypt_BR
dc.subject20th century - pop/rockpt_BR
dc.subjectBritish singerspt_BR
dc.subjectHistory of fame - British singerspt_BR
dc.subjectEnglish music - 20th centurypt_BR
dc.subjectStardom – British musicpt_BR
dc.subjectRockstarspt_BR
dc.subjectRock stardompt_BR
dc.subjectFame and private life - rockpt_BR
dc.subjectFame and fortunept_BR
dc.subjectMedia hyperexposure - pop/rock artistspt_BR
dc.subjectPop/rock musicpt_BR
dc.subjectThe Rise And Fall Of Ziggy Stardust Album - David Bowiept_BR
dc.subjectGoodbye Yellow Brick Road Album - Elton Johnpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFARIAS, Elton John da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA Social History of Pop/Rock Stardom: David Bowie, Elton John and the Second Metamorphosis of Fame in the 20th Century.pt_BR
dc.identifier.citationFARIAS, Elton John da Silva. Uma História Social do Estrelato no Pop/Rock: David Bowie, Elton John e a segunda metamorfose da fama no século XX. 2022. 522f. Tese de Doutorado (Convênio DINTER UFCG/USP) - Programa de Pós-Graduação em História Social, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35497pt_BR
Appears in Collections:Doutorado em História - DINTER UFCG/USP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELTON JOHN DA SILVA FARIAS - DOUTORADO DINTER UFCG USP CH 2022.pdfElton John da Silva Farias - Doutorado DINTER UFCG USP CH 2022.5.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.