Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35498
Title: "Só vem pra não perder o Bolsa Família”: mascas de rebaixamento e resistência na cultura escolar (Cubati/2006-2019).
Other Titles: “They onle come to not miss the Bolsa Família”: marks of depreciation and resistence in school culture (Cubati/2006-2019).
???metadata.dc.creator???: TELES, Rafaella de Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERNANDES, Antonia Terra de Calazans.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GALIAN, Cláudia Valentina Assumpção.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee3???: ROCHA, Raimundo Nonato Araújo da.
Keywords: Cultura escolar;Discentes;Docentes;Estigmatização;Programa Bolsa Família;Representações docentes;História social;Escola Padre Simão Fileto - Cubati - PB;Cubati - PB - Serviço Social;Desempenho escolar - beneficiários - Programa Bolsa Família;História oral;História cultural do social;Programas sociais e Educação;Gestores da Assistência Social - Cubati - PB;School culture;Students;Teachers;Stigmatization;Bolsa Família Program;Teaching representations;Social history;Padre Simão Fileto School - Cubati - PB;Cubati - PB - Social Service;School performance - beneficiaries - Bolsa Família Program;Oral history;Cultural history of social;Social programs and education;Social Assistance Managers - Cubati - PB
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: TELES, Rafaella de Sousa. "Só vem para não o Bolsa Família": marcas de rebaixamento e resistência na cultura escolar (Cubati/2006-2019). 2022. 179f. Tese de Doutorado (Convênio DINTER UFCG/USP) - Programa de Pós-Graduação em História Social, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35498
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa objetiva problematizar as representações discentes significadas por práticas discursivas em circularidade na Escola Padre Simão Fileto e no serviço social da cidade de Cubati-Paraíba entre os anos de 2006-2019 por meio da interlocução de professores, gestores, alunos e familiares. O interesse em realizar este trabalho partiu da preocupação em problematizar, se nesses cenários, as expectativas rebaixadas sobre o desempenho escolar de meninos e meninas beneficiários do Programa Bolsa Família foram relacionadas com sua posição de classe e atrelamento ao benefício social. Uma hipótese que parte de uma observação empírica e se torna um estudo de caso, elaborado diante das frases: “só vem pra não perder o Bolsa Família”, e “só vem pra merendar", ditas no cotidiano escolar de forma naturalizada. Na análise realizada, foi possível cartografar lutas de representações que conferem diferentes sentidos a essa premissa, que foi se complexificando em meio a redes codependentes que envolvem escola, rua, famílias, infâncias, juventudes, relações de trabalho e posições de sujeitos na cidade. Para tanto, foram selecionadas documentações - entrevistas presenciais e remotas, cartas, imagens, e questionários de livre associação - que foram lidas, do ponto de vista teórico-metodológico, correlacionando à história cultural do social a história oral, e suas contribuições para análise das culturas escolares, identidades e relações de classe, vertiginosamente problematizadas.
Abstract: In this research we have as objective to problematize the student representations meant by discursive practices in circularity in the Padre Simão Fileto School, and in the social Service of the city of Cubati-Paraíba between the years 2006-2019, based on the dialogue of teachers, managers, students, and family members. The interest in doing this work came from the concern in problematizing whether in these scenarios, lowered expectations about the school performance of boys and girls who are beneficiaries of the Bolsa Família Programme were related to their class positions and entailment to the social benefit. A hypothesis that comes from an empirical observation and becomes a case study, it was elaborated in face of the phrases: “They only come to not miss the Bolsa Família”, and “They only come to eat something”, said in the school routine in a naturalized way. In the analysis carried out. it was possible to map the struggles of representations that give different meanings to this premise, which became more complex amid of codependent networks that involve school, Street, families, children, youth, work relations, and subject-positions in the city. Therefore, documentations were selected - face-to-face and remote interviews, letters, images, and free association questionnaires - which were read, from the theoretical and methodological point of view, correlating cultural history of the social to oral history, and their contributions to the analysis of school cultures, identities, and class relations, vertiginously problematized.
Keywords: Cultura escolar
Discentes
Docentes
Estigmatização
Programa Bolsa Família
Representações docentes
História social
Escola Padre Simão Fileto - Cubati - PB
Cubati - PB - Serviço Social
Desempenho escolar - beneficiários - Programa Bolsa Família
História oral
História cultural do social
Programas sociais e Educação
Gestores da Assistência Social - Cubati - PB
School culture
Students
Teachers
Stigmatization
Bolsa Família Program
Teaching representations
Social history
Padre Simão Fileto School - Cubati - PB
Cubati - PB - Social Service
School performance - beneficiaries - Bolsa Família Program
Oral history
Cultural history of social
Social programs and education
Social Assistance Managers - Cubati - PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35498
Appears in Collections:Doutorado em História - DINTER UFCG/USP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAFAELLA DE SOUSA TELES - DOUTORADO DINTER UFCG USP CH 2022.pdfRafaella de Sousa Teles. - Doutorado DINTER UFCG USP CH 20221.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.