Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35499
Title: O mito Pocahontas na Disney Renaissance: das narrativas de um mito fundador aos dilemas identitários dos Estados Unidos na década de 1990.
Other Titles: The Pocahontas Myth at Disney Renaissance: from the narratives of a founding myth to the identity dilemmas of the United States in the 1990s.
???metadata.dc.creator???: ALMEIDA, Raija Maria Vanderlei de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Marcos Antônio da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PURDY, Robert Sean.
???metadata.dc.contributor.referee2???: VIANA, Claudemir Edson.
???metadata.dc.contributor.referee3???: ZICA, Matheus da Cruz e.
Keywords: Pocahontas - Mito;Pocahontas - filme;Nativos americanos e colonos;Mitos fundadores - Estados Unidos;Disney - narrativa anos 1990;Disney Renaissance;Estados Unidos - dilemas identitários;Cinema Americano;Globalização;Índios algonquinos - Estados Unidos;História dos Estados Unidos;Mito Pocahontas - Estados Unidos;Pocahontas - Myth;Pocahontas - film;Native Americans and settlers;Founding myths - United States;Disney - 1990s narrative;United States - identity dilemmas;American Cinema;Globalization;Algonquian Indians - United States;History of the United States;Pocahontas myth - United States
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALMEIDA, Raija Maria Vanderlei de. O mito Pocahontas na Disney Renaissance: das narrativas de um mito fundador aos dilemas identitários dos Estados Unidos na década de 1990. 2020. 340f. Tese de Doutorado (Convênio DINTER UFCG/USP) - Programa de Pós-Graduação em História Social, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35499
???metadata.dc.description.resumo???: O filme Pocahontas (1995) é uma importante chave interpretativa para compreender a sociedade estadunidense da década de 1990, bem como, a maneira pela qual os Estúdios Disney a representavam. Ele traz em sua trama questões pertinentes a demandas sociais e culturais dos Estados Unidos na década de 1990, como o envolvimento do homem com a natureza e as formas pelas quais os nativosamericanos se relacionavam com ela, resgatando um dos mitos fundadores dos Estados Unidos. Enveredamos pelos caminhos da trajetória do mito Pocahontas, para conhecer sua historicidade e a forma como esse mito foi entendido ao longo do tempo até chegar a sua ressignificação pela narrativa Disney da década de 1990. Buscamos compreender a história que faz o filme e a história que o filme faz. Lidamos com o filme tanto como fato histórico, quanto como uma forma de se compreender a história contada em sua narrativa. Procuramos entender a construção do mito Pocahontas e sua representação no filme, a imagem construída ao longo dos séculos (sempre relacionada a uma característica diplomática e pacificadora daquela personagem) transformada numa protagonista mulher, forte e transformadora, mediadora e ambientalista. O filme é um projeto de brancos mas também de índios dentro de uma guerra cultural de disputa de narrativas, dois projetos paralelos circulando “no interior” e “ao redor” da obra, construindo uma narrativa do passado a partir de uma seleção de outras narrativas que compõem aquele resultado.
Abstract: The film Pocahontas (1995) is an important interpretive key to understanding the American society of the 1990s, and the way Pocahontas was represented by Disney Studios. The film’s plot brings up important elements, consistent with issues of the United States in the 1990s, such as the man's relationship with nature and how Native Americans related to it, rescuing one of the founding myths of the United States. We followed the trajectory of the Pocahontas myth, to get to know its historicity and the way in which this myth was understood over time until its resignification by the Disney narrative in the 1990s. We seek to understand the history that makes the film and the story that the film tells. We deal with the film both as a historical fact and as a way of understanding the story told in its narrative. We seek to understand the construction of the Pocahontas myth and its representation in the film, having an image built over the centuries (always relating to a diplomatic and pacifying trait of the character), transformed into a strong, transformative mediating and environmentalist female protagonist. The film is a project of both white people and Native Americans within a cultural war of dispute for narratives, two parallel projects within and around the work, building a narrative of the past from a selection of other narratives that will compose that result.
Keywords: Pocahontas - Mito
Pocahontas - filme
Nativos americanos e colonos
Mitos fundadores - Estados Unidos
Disney - narrativa anos 1990
Disney Renaissance
Estados Unidos - dilemas identitários
Cinema Americano
Globalização
Índios algonquinos - Estados Unidos
História dos Estados Unidos
Mito Pocahontas - Estados Unidos
Pocahontas - Myth
Pocahontas - film
Native Americans and settlers
Founding myths - United States
Disney - 1990s narrative
United States - identity dilemmas
American Cinema
Globalization
Algonquian Indians - United States
History of the United States
Pocahontas myth - United States
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35499
Appears in Collections:Doutorado em História - DINTER UFCG/USP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAIJA MARIA VANDERLEI DE ALMEIDA - DOUTORADO DINTER UFCG USP CH 2020.pdfRaija Maria Vanderlei de Almeida - Doutorado Dinter UFCG USP CH 20207.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.