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dc.creator.IDALMEIDA, R. M. V.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6843530704194631pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Marcos Antônio da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, M. A.pt_BR
dc.contributor.referee1PURDY, Robert Sean.-
dc.contributor.referee1IDPURDY, R. S.pt_BR
dc.contributor.referee2VIANA, Claudemir Edson.-
dc.contributor.referee2IDVIANA, C. E.pt_BR
dc.contributor.referee3ZICA, Matheus da Cruz e.-
dc.contributor.referee3IDZICA, M. C.pt_BR
dc.description.resumoO filme Pocahontas (1995) é uma importante chave interpretativa para compreender a sociedade estadunidense da década de 1990, bem como, a maneira pela qual os Estúdios Disney a representavam. Ele traz em sua trama questões pertinentes a demandas sociais e culturais dos Estados Unidos na década de 1990, como o envolvimento do homem com a natureza e as formas pelas quais os nativosamericanos se relacionavam com ela, resgatando um dos mitos fundadores dos Estados Unidos. Enveredamos pelos caminhos da trajetória do mito Pocahontas, para conhecer sua historicidade e a forma como esse mito foi entendido ao longo do tempo até chegar a sua ressignificação pela narrativa Disney da década de 1990. Buscamos compreender a história que faz o filme e a história que o filme faz. Lidamos com o filme tanto como fato histórico, quanto como uma forma de se compreender a história contada em sua narrativa. Procuramos entender a construção do mito Pocahontas e sua representação no filme, a imagem construída ao longo dos séculos (sempre relacionada a uma característica diplomática e pacificadora daquela personagem) transformada numa protagonista mulher, forte e transformadora, mediadora e ambientalista. O filme é um projeto de brancos mas também de índios dentro de uma guerra cultural de disputa de narrativas, dois projetos paralelos circulando “no interior” e “ao redor” da obra, construindo uma narrativa do passado a partir de uma seleção de outras narrativas que compõem aquele resultado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleO mito Pocahontas na Disney Renaissance: das narrativas de um mito fundador aos dilemas identitários dos Estados Unidos na década de 1990.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.description.abstractThe film Pocahontas (1995) is an important interpretive key to understanding the American society of the 1990s, and the way Pocahontas was represented by Disney Studios. The film’s plot brings up important elements, consistent with issues of the United States in the 1990s, such as the man's relationship with nature and how Native Americans related to it, rescuing one of the founding myths of the United States. We followed the trajectory of the Pocahontas myth, to get to know its historicity and the way in which this myth was understood over time until its resignification by the Disney narrative in the 1990s. We seek to understand the history that makes the film and the story that the film tells. We deal with the film both as a historical fact and as a way of understanding the story told in its narrative. We seek to understand the construction of the Pocahontas myth and its representation in the film, having an image built over the centuries (always relating to a diplomatic and pacifying trait of the character), transformed into a strong, transformative mediating and environmentalist female protagonist. The film is a project of both white people and Native Americans within a cultural war of dispute for narratives, two parallel projects within and around the work, building a narrative of the past from a selection of other narratives that will compose that result.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35499-
dc.date.accessioned2024-04-23T21:29:21Z-
dc.date.available2024-04-23-
dc.date.available2024-04-23T21:29:21Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectPocahontas - Mitopt_BR
dc.subjectPocahontas - filmept_BR
dc.subjectNativos americanos e colonospt_BR
dc.subjectMitos fundadores - Estados Unidospt_BR
dc.subjectDisney - narrativa anos 1990pt_BR
dc.subjectDisney Renaissancept_BR
dc.subjectEstados Unidos - dilemas identitáriospt_BR
dc.subjectCinema Americanopt_BR
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.subjectÍndios algonquinos - Estados Unidospt_BR
dc.subjectHistória dos Estados Unidospt_BR
dc.subjectMito Pocahontas - Estados Unidospt_BR
dc.subjectPocahontas - Mythpt_BR
dc.subjectPocahontas - filmpt_BR
dc.subjectNative Americans and settlerspt_BR
dc.subjectFounding myths - United Statespt_BR
dc.subjectDisney - 1990s narrativept_BR
dc.subjectUnited States - identity dilemmaspt_BR
dc.subjectAmerican Cinemapt_BR
dc.subjectGlobalizationpt_BR
dc.subjectAlgonquian Indians - United Statespt_BR
dc.subjectHistory of the United Statespt_BR
dc.subjectPocahontas myth - United Statespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALMEIDA, Raija Maria Vanderlei de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe Pocahontas Myth at Disney Renaissance: from the narratives of a founding myth to the identity dilemmas of the United States in the 1990s.pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Raija Maria Vanderlei de. O mito Pocahontas na Disney Renaissance: das narrativas de um mito fundador aos dilemas identitários dos Estados Unidos na década de 1990. 2020. 340f. Tese de Doutorado (Convênio DINTER UFCG/USP) - Programa de Pós-Graduação em História Social, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35499pt_BR
Appears in Collections:Doutorado em História - DINTER UFCG/USP

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