Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35508
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO artigo tem por objetivo analisar os ambientes de aprendizagem identificados em uma atividade de Modelagem Matemática sobre o Programa Bolsa Família, desenvolvida em uma escola do campo da Bahia. A pesquisa ancora-se nos estudos de Educação do Campo, Educação Matemática Crítica e Modelagem Matemática, na perspectiva sociocrítica. Os dados foram produzidos por meio da análise documental da atividade proposta para uma turma do Ensino Médio. Utilizou-se como categorias analíticas os ambientes de aprendizagem estabelecidos na relação entre a lista de exercícios, cenários para investigação e as referências à matemática pura, semirrealidade e à vida real. Os resultados mostram que a atividade de Modelagem Matemática pode ser proposta no ambiente de aprendizagem do tipo cenários para investigação no contexto da Educação do Campo, a partir de temas que discutem o modo de vida e trabalho dos camponeses, os programas sociais e a luta por políticas públicas afirmativas no campo brasileiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleAmbientes de aprendizagem em uma atividade de modelagem matemática na perspectiva da Educação do Campo.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.description.abstractThe article aims to analyze the learning environments identified in a mathematical modeling activity on the Bolsa Família Program, developed in a school in the countryside of Bahia. The research is anchored in studies of field education, critical mathematics education, and mathematical modeling from a sociocritical perspective. Data were produced through document analysis of the activity proposed for a high school class. Learning environments established in the relationship between the list of exercises, landscapes of investigation, and references to pure mathematics, semi-reality, and real life were used as analytical categories. The results show that the mathematical modeling activity can be proposed in the learning environment as landscapes of investigation in the context of field education, based on themes that discuss rural workers’ way of life and work, social programs, and the struggle for affirmative public policies in the Brazilian rural areas.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35508-
dc.date.accessioned2024-04-25T18:06:26Z-
dc.date.available2024-04-25-
dc.date.available2024-04-25T18:06:26Z-
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.subjectEducação matemática Críticapt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectPrograma Bolsa Famíliapt_BR
dc.subjectAmbientes de aprendizagempt_BR
dc.subjectCritical mathematics educationpt_BR
dc.subjectMathematical modelingpt_BR
dc.subjectCountryside Educationpt_BR
dc.subjectBolsa Família Programpt_BR
dc.subjectLearning Environmentspt_BR
dc.subjectEducación matemática críticapt_BR
dc.subjectModelo matematicopt_BR
dc.subjectEducación en el campopt_BR
dc.subjectPrograma Bolsa Familiapt_BR
dc.subjectAmbientes de aprendizajept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARBOSA, Jonathan dos Santos.-
dc.creatorLIMA, Aldinete Silvino de.-
dc.creatorGRILO, Jaqueline de Souza Pereira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLearning environments in a mathematical modeling activity from the perspective of Field Education.pt_BR
dc.title.alternativeLos ambientes de aprendizaje en una actividad de modelación matemática desde la perspectiva de la Educación del Campo.pt_BR
dc.identifier.citationBARBOSA, Jonathan dos Santos; LIMA, Aldinete Silvino de; GRILO, Jaqueline de Souza Pereira. Ambientes de aprendizagem em uma atividade de modelagem matemática na perspectiva da Educação do Campo. VIDYA, v. 43, n. 2, p. 225-243, jul./dez., 2023 - Santa Maria, 2023. ISSN 2176-4603. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35508pt_BR
dc.description.resumenEl artículo tiene como objetivo analizar los ambientes de aprendizaje identificados en una actividad de Modelación Matemática del Programa Bolsa Família, desarrollada en una escuela del interior del estado de Bahia, en Brasil. La investigación se basa en estudios de Educación del Campo, Educación Matemática Crítica y Modelación Matemática desde una perspectiva sociocrítica. Los datos se produjeron a través del análisis de documentos de una actividad propuesta para una clase de secundaria. Se utilizaron como categorías analíticas los ambientes de aprendizaje establecidos en la relación entre la lista de ejercicios, los escenarios de investigación y las referencias a las matemáticas puras, a la semirrealidad y a la vida real. Los resultados muestran que se puede proponer la actividad de Modelación Matemática en el ambiente de aprendizaje del tipo escenarios de investigación en un contexto de la Educación del Campo, a partir de temas que discutan el modo de vida y trabajo de los campesinos, los programas sociales y la lucha por políticas públicas afirmativas en el campo brasileño.pt_BR
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMBIENTES DE APRENDIZAGEM EM UMA ATIVIDADE - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2023.pdfAmbientes de aprendizagem em uma atividade de modelagem matemática na perspectiva da Educação do Campo. - Artigo de Periódico CDSA 2023360.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.