Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35511
Title: Educação escolar quilombola em licenciaturas de Educação do Campo que formam professores de matemática.
Other Titles: Quilombola school education in Field Education degree programs for mathematics teachers.
Educación escolar quilombola en licenciaturas de Educación del Campo para la formación de profesores de matemáticas.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Aldinete Silvino de.
KHIDIR, Kaled Sulaiman.
FERNANDES, Fernando Luís Pereira.
Keywords: Educação escolar quilombola;Quilombolas - educação escolar;Educação do Campo;Formação de professores - matemática;Professores de matemática - Educação do Campo;Análise documental;Quilombola school education;Quilombolas - school education;Countryside Education;Teacher training - mathematics;Mathematics teachers - Rural Education;Document analysis;Educación escolar quilombola;Quilombolas - educación escolar;Educación en el campo;Formación de profesores - matemáticas;Profesores de Matemáticas - Educación Rural;Análisis de documentos
Issue Date: 2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Aldinete Silvino de; KHIDIR, Kaled Sulaiman; FERNANDES, Fernando Luís Pereira. Educação escolar quilombola em licenciaturas de Educação do Campo que formam professores de matemática. Revista Eletrônica de Educação, v. 17, 1-18, e6239091, jan./dez. 2023. ISSN: ISSN 1982-7199. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35511
???metadata.dc.description.resumo???: O artigo tem por objetivo compreender como são estruturados os núcleos formativos de cursos de Licenciatura em Educação do Campo que formam professores de Matemática. O estudo é fruto de parte dos resultados de um projeto de pesquisa interinstitucional e buscou caracterizar os cursos de licenciatura que ofertam a formação de professores de Matemática para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, em contextos socioculturais específicos. Nesse cenário, discute-se a formação de professores de Matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo e princípios, conceitos e documentos legais que fundamentam e regulamentam a Educação Escolar Quilombola. Realizou-se uma análise documental, cujo corpus foi constituído pelos Projetos Político-Pedagógicos de quatro cursos de universidades públicas federais localizadas nas regiões Nordeste, Sudeste, Norte e Centro-Oeste do país. Por meio da análise de conteúdo temática, delinearam-se três categorias analíticas: formação geral e sociopolítica; formação matemática; e formação pedagógica integradora. Os resultados evidenciam que os núcleos formativos dos quatro cursos apresentam indícios de uma formação sociopolítica integrada à formação matemática. A análise aponta possibilidades para propor componentes curriculares que estabeleçam relação com a diversidade sociocultural dos povos quilombolas, não somente no componente Educação para as Relações Étnico-Raciais. Diante disso, reflete-se sobre as implicações da formação docente para atuação de egressos na Educação Escolar Quilombola e sugere-se a prescrição da formação sociopolítica em documentos de cursos que formam professores de Matemática para além dos contextos socioculturais investigados.
Abstract: The article aims to understand how the formative core components of the Field Education Degree programs for mathematics teachers are structured. The study is a result of an inter-institutional research project and sought to characterize degree courses that offer mathematics teachers formation to work in the final years of elementary education and high school, in specific sociocultural contexts. In this scenario, the education of mathematics teachers in Field Education Degree programs is discussed, as well as principles, concepts, and legal documents that support and regulate Quilombola School Education. A document analysis was carried out, with the corpus consisting of the Political-Pedagogical Projects of four federal public universities located in the Northeast, Southeast, North, and Midwest regions of the country. Through thematic content analysis, three analytical categories were outlined: general and sociopolitical education; mathematical education; and integrative pedagogical education. The results show that the formative core components of the four courses present indications of sociopolitical education integrated with mathematical education. The analysis points to possibilities for proposing curricular components connecting the sociocultural diversity of Quilombola peoples, beyond the component of Education for Ethnic-Racial Relations. The results reflect on teacher education's implications for the performance of graduates in Quilombola School Education and suggest the prescription of sociopolitical education in documents of courses that form mathematics teachers beyond the investigated sociocultural context.
???metadata.dc.description.resumen???: Este artículo tiene como objetivo comprender como se estructuran los núcleos de formación de cursos de Licenciatura en Educación del Campo para la formación de profesores de matemáticas. Este trabajo forma parte de los resultados de un proyecto de investigación interinstitucional y se propuso caracterizar los cursos de licenciatura que ofrecen la formación de profesores de matemáticas para enseñar en los años finales de la enseñanza primaria y en la secundaria en contextos socioculturales específicos. En ese escenario, se discuten la formación de profesores de matemáticas en cursos de Licenciatura en Educación del Campo y los principios, conceptos y documentos legales que fundamentan y regulan la Educación Escolar Quilombola. Se realizó un análisis documental, cuyo corpus fue constituido por los Proyectos Político-Pedagógicos de cuatro cursos de universidades públicas federales ubicadas en las zonas Noreste, Sureste, Norte y Centro Oeste de Brasil. A través del análisis del contenido temático, consideramos tres categorías analíticas: formación general y sociopolítica; formación matemática; formación pedagógica integradora. Los resultados demuestran que los núcleos de formación de los cuatro cursos presentan indicios de una formación sociopolítica integrada a la formación matemática. El análisis indica posibilidades de proponer elementos curriculares que establezcan una relación con la diversidad sociocultural de los pueblos quilombolas, no solo con el elemento Educación para las Relaciones Étnicas y Raciales. Ante esto, se reflexiona sobre las implicaciones de la formación de profesores para la actuación de profesionales en la Educación Escolar Quilombola y se sugiere la prescripción de una formación sociopolítica en los documentos de los cursos de formación de profesores de matemáticas además de los contextos socioculturales investigados.
Keywords: Educação escolar quilombola
Quilombolas - educação escolar
Educação do Campo
Formação de professores - matemática
Professores de matemática - Educação do Campo
Análise documental
Quilombola school education
Quilombolas - school education
Countryside Education
Teacher training - mathematics
Mathematics teachers - Rural Education
Document analysis
Educación escolar quilombola
Quilombolas - educación escolar
Educación en el campo
Formación de profesores - matemáticas
Profesores de Matemáticas - Educación Rural
Análisis de documentos
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35511
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA EM LICENCIATURAS - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2023.pdfEducação escolar quilombola em licenciaturas - Artigo de Periódico CDSA 2023.237.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.