Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35512
Title: Formação continuada em Educação do Campo: interfaces com Agroecologia e Educação Matemática Crítica.
Other Titles: Continuing training in Rural Education: interfaces with Agroecology and Critical Mathematics Education.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Iranete Maria da Silva.
CARVALHO, Cynthia Xavier de.
LIMA, Aldinete Silvino de.
Keywords: Educação do Campo;Educação Matemática Crítica;Agroecologia e Educação do Campo;Formação continuada;Countryside Education;Critical Mathematics Education;Agroecology and Rural Education;Continuing training
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Iranete Maria da Silva; CARVALHO, Cynthia Xavier de; LIMA, Aldinete Silvino de. Formação continuada em Educação do Campo: interfaces com Agroecologia e Educação Matemática Crítica. Inter-Ação, Goiânia, v.47, n.2, p.580-597, mai/ago. 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35512
???metadata.dc.description.resumo???: O artigo traz reflexões sobre interfaces da formação continua de professores(as) em Educação do Campo com a Agroecologia e com a Educação Matemática Crítica (EMC). Para tanto, apoia-se em estudos realizados nesses domínios para apresentar duas experiências formativas vivenciadas com metodologias e públicos distintos: a primeira em uma formação em Agroecologia para professores(as) de escolas do campo no quadro da Ação Escola da Terra em Pernambuco, e a segunda em um minicurso que versou sobre os ambientes de aprendizagem, à luz da EMC, com professores(as) de escolas do campo, estudantes e pesquisadores(as), que traz reflexões sobre a experiência da professora formadora. Apresentam-se dois relatos de experiência por meio de uma análise qualitativa de dados que decorrem da interação e vivência em sala de aula. O desenvolvimento das ações evidenciou, por um lado, a relevância da relação entre os domínios de referência e, por outro, a força da formação continua de professores(as) como ato de resistência diante dos desmontes atuais das políticas públicas, notadamente, nos contextos da Educação do Campo.
Keywords: Educação do Campo
Educação Matemática Crítica
Agroecologia e Educação do Campo
Formação continuada
Countryside Education
Critical Mathematics Education
Agroecology and Rural Education
Continuing training
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35512
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2022.pdfFormação continuada em Educação do Campo: interfaces com Agroecologia e Educação Matemática Crítica. - Artigo de Periódico CDSA 2022276.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.