Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35514
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste artigo aborda a relação entre a educação matemática e a educação do campo, com base na produção acadêmica do grupo de pesquisa em educação matemática na educação do campo contextos (Gpemce) criado em 2008 na Universidade Federal de Pernambuco. Depois de apresentar o repercussões e linhas de pesquisa do grupo, refletimos sobre as raízes e princípios da educação do campo e algumas aproximações deste domínio com a educação matemática. Em seguida, apresentamos um documentário estudo, cujo corpus é composto por 20 artigos publicados em periódicos por pesquisadores do Gpemce a partir de 2009 até 2020. Esses artigos estão organizados em torno de quatro categorias temáticas que estão associadas ao linhas de pesquisa do grupo: ensinar e aprender matemática em contextos de educação do campo; relacionamentos entre conteúdos curriculares, práticas matemáticas e atividades produtivas de campo; recursos no ensino de matemática nas escolas do campo e qualificação dos professores de matemática das escolas do campo áreas. O estudo destaca a diversidade de assuntos educacionais, temas e contextos socioculturais contemplados na pesquisa, e aponta caminhos para conduzir novas investigações que contribuam para aprofundar nossa compreensão do ensino e da aprendizagem da matemática nas escolas de campo e nas escolas iniciais e continuadas. formação de professores em contextos de educação do campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleMathematics Education in Field Education Contexts.pt_BR
dc.date.issued2022-
dc.description.abstractThis article approaches the relationship between mathematics education and field education, based on the academic production of the research group on mathematics education in field education contexts (Gpemce) created in 2008 at the Federal University of Pernambuco. After presenting the repercussions and lines of research of the group, we reflect on the roots and principles of field education and some approximations of this domain with mathematics education. Then, we present a documentary study, whose corpus consists of 20 articles published in journals by researchers from Gpemce from 2009 to 2020. These articles are organised around four thematic categories that are associated with the research lines of the group: teaching and learning mathematics in field education contexts; relationships between curriculum contents, mathematical practices and productive field activities; resources in the teaching of mathematics in field schools and qualification of mathematics teachers of schools in field areas. The study highlights the diversity of educational subjects, themes, and sociocultural contexts contemplated in the research, and points out ways to conduct new investigations that contribute to deepen our understanding of the teaching and learning of mathematics in field schools and initial and continuing teacher education in field education contexts.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35514-
dc.date.accessioned2024-04-25T18:34:22Z-
dc.date.available2024-04-25-
dc.date.available2024-04-25T18:34:22Z-
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEducação Contextualizadapt_BR
dc.subjectGrupo de pesquisa em Educação Matemática e Educação do Campo - UFPEpt_BR
dc.subjectEducación Matemáticapt_BR
dc.subjectEducación en el campopt_BR
dc.subjectEducación contextualizadapt_BR
dc.subjectGrupo de Investigación en Educación Matemática y Educación Rural - UFPEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Aldinete Silvino de.-
dc.creatorLIMA, Iranete Maria da Silva.-
dc.creatorMONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira.-
dc.creatorCARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva; MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira; CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de. Mathematics Education in Field Education Contexts. The Mathematics Enthusiast, vol. 19, no. 1, p. 85. 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35514pt_BR
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MATHEMATICS EDUCATION IN FIELD EDUCATION CONTEXTS - ARTIGO DE PERIÓDICOS CDSA 2022.pdf Mathematics Education in Field Education Contexts - Artigo de Periódicos CDSA 2022.245.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.