Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35515
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO artigo traz parte de pesquisa de doutorado que teve por objetivo compreender a relação que se constitui entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato na formação de professores de Matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo. A pesquisa ancora-se nos estudos sobre a Educação do Campo, a formação de professores de Matemática nas referidas licenciaturas e na Educação Matemática Crítica, particularizando os conceitos de diálogo, investigação e criticidade que se constituem nas categorias analíticas utilizadas para analisar as respostas dadas por três professores formadores nas entrevistas semiestruturadas realizadas. Os resultados obtidos nesta etapa da pesquisa revelam que os professores investigados consideram as relações dialógicas, investigativas e críticas como princípios para desenvolver suas atividades matemáticas, o que coaduna com os princípios que devem nortear a formação dos professores de matemática nos contextos da Educação do Campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleDiálogo, investigação e criticidade em um curso de licenciatura em Educação do Campo.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.description.abstractThe article, which is part of the research of a doctoral thesis aims to understand the relationships that are constituted between the mathematical contents and the political, social and cultural dimensions of the people who live in rural areas in the training of mathematics teachers in degree courses in field education. For this, the research is anchored on field education studies, the training of mathematics teachers in the degrees mentioned and on critical mathematics education, focusing on the concepts of dialogue, research and criticality, which are the analytical categories used to analyze the responses given in semistructured interviews carried out with three teacher trainers. The results obtained in this stage of the research reveal that the teachers investigated consider the dialogic, investigative and critical relations as principles to develop mathematical activities, which is in line with the principles guiding the training of mathematics teachers in the contexts of Field Education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35515-
dc.date.accessioned2024-04-29T21:09:24Z-
dc.date.available2024-04-29-
dc.date.available2024-04-29T21:09:24Z-
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.subjectCurso de Licenciatura em Educação do Campopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectFormação de professores - matemáticapt_BR
dc.subjectEducação Matemática Críticapt_BR
dc.subjectProfessores de matemática - formaçãopt_BR
dc.subjectBachelor's Degree in Rural Educationpt_BR
dc.subjectCountryside Educationpt_BR
dc.subjectTeacher training - mathematicspt_BR
dc.subjectCritical Mathematics Educationpt_BR
dc.subjectMathematics teachers - trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Aldinete Silvino de.-
dc.creatorLIMA, Iranete Maria da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDialogue, research and criticality in degree course in Field Education.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Diálogo, investigação e criticidade em um curso de licenciatura em Educação do Campo. REMATEC: Revista de Matemática, Ensino de Cultura, ano 14, n.32, p.67-79. 2019. ISSN: 1980-3141. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35515pt_BR
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIÁLOGO INVESTIGAÇÃO E CRITICIDADE - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2019.pdfDiálogo, investigação e criticidade em um curso de licenciatura em Educação do Campo. Artigo de Periódico CDSA 2019133.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.