Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35516
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste artigo traz uma reflexão sobre a Pedagogia da Alternância nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) que formam professores de Matemática. Para tanto, apresentamos uma análise de dados que foram produzidos por meio de uma entrevista semiestruturada realizada com três coordenadores de cursos que participaram de uma pesquisa mais ampla que objetivou compreender a relação entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato na formação dos referidos professores, com base nos princípios da Educação do Campo e da Educação Matemática Crítica. As respostas dos coordenadores revelam elementos característicos que materializam a Pedagogia da Alternância nos processos formativos dos cursos analisados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA pedagogia de alternância em cursos de licenciatura em Educação do Campo que formam professores de matemática.pt_BR
dc.date.issued2020-04-
dc.description.abstractThis paper brings a reflection on Pedagogy of Alternation in Field Education (LEdoC) undergraduations that trains mathematics teachers. To this end, we present an analysis of data produced by means of a semi-structured interview undertook within three coordinators who participated in a broader research, aiming to understand the relationship between mathematical content and the political, social and cultural dimensions of peasantry in the training of these teachers, based on the principles of Field Education and Critical Mathematical Education. The responses of the coordinators reveal characteristic elements that materialize the Pedagogy of Alternancy in the formative processes of the courses analyzed.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35516-
dc.date.accessioned2024-04-29T21:11:42Z-
dc.date.available2024-04-29-
dc.date.available2024-04-29T21:11:42Z-
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.subjectEducação matemática Críticapt_BR
dc.subjectFormação de professores - matemáticapt_BR
dc.subjectLicenciatura em Educação do Campopt_BR
dc.subjectPedagogia da alternânciapt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectCritical mathematics educationpt_BR
dc.subjectTeacher training - mathematicspt_BR
dc.subjectDegree in Rural Educationpt_BR
dc.subjectAlternation pedagogypt_BR
dc.subjectCountryside Educationpt_BR
dc.subjectEducación matemática críticapt_BR
dc.subjectFormación de profesores - matemáticaspt_BR
dc.subjectLicenciatura en Educación Ruralpt_BR
dc.subjectPedagogía de la alternanciapt_BR
dc.subjectEducación en el campopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Aldinete Silvino de.-
dc.creatorLIMA, Iranete Maria da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe alternation pedagogy in undergraduate courses in Rural Education that train mathematics teachers.pt_BR
dc.title.alternativeLa pedagogía de la alternancia en los cursos de pregrado en Educación Rural que forman profesores de matemáticas.-
dc.identifier.citationLIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. A pedagogia de alternância em cursos de licenciatura em Educação do Campo que formam professores de matemática. Revista Iberoamericana de Educação Matemática, número 58, páginas 11-24, abril, 2020. ISSN: 1815-0640. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35516pt_BR
dc.description.resumenEste artículo trae una reflexión sobre la Pedagogía de la Alternancia en los cursos de Licenciatura en Educación de Campo (LEdoC) que forman a los profesores de matemáticas. Para ello, presentamos un análisis de los datos que se produjeron mediante una entrevista semiestructurada realizada a tres coordinadores de curso participantes de una investigación más amplia cuyo objetivo era comprender la relación entre el contenido matemático y las dimensiones políticas, sociales y culturales del campesinado en la formación de estos profesores, basándose en los principios de la Educación de Campo y la Educación Matemática Crítica. Las respuestas de los coordinadores revelan elementos característicos que materializan la Pedagogía de la Alternancia en los procesos formativos de los cursos analizados.pt_BR
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA EM CURSOS DE LICENCIATURA - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2020.pdfA pedagogia de alternância em cursos de licenciatura em Educação do Campo que formam professores de matemática. - Artigo de Periódico CDSA 2020176.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.