Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35518
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste artigo apresenta um recorte da pesquisa desenvolvida no Agreste e no Sertão de Pernambuco sobre as relações estabelecidas por camponeses e professores entre os conteúdos matemáticos e as atividades produtivas. Tomamos por referência os estudos sobre a Educação do Campo e a Educação Matemática Crítica.A Educação do Campoconstitui-se enquanto tríade: campo, política pública e educação, de forma antagônica aos pressupostos da Educação Rural.À luz da Educação Matemática Crítica discutimos as dimensões que permeiam o ensino de Matemática relacionado àEducação do Campo. Apresentamos apenas o estudo desenvolvido com os camponeses. Realizamos entrevista semiestruturada com 6 camponeses e mapeamos as atividades produtivas de 116 camponeses por meio da aplicação de questionários. Os resultados da pesquisa mostram que os camponesesreconhecem a importância do ensino de Matemática, apontando algumas possibilidadespara um ensino que articule o modo de vida das famílias e os saberes do campesinatocom os conteúdos matemáticos trabalhados na escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleElementos de uma relação entre o ensino de matemática e as atividades produtivas camponesas.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractThis article presents part of a research study developed in the regions of Agreste and Sertão in the Brazilian state of Pernambuco. The study investigated the relationships established by Field people and teachers between the mathematical school contents and productive activities. We take as reference the studies on Field Education and Critical Mathematics Education. The Field Education is comprised of a triad: field, public policy and education. This educational perspective is different of assumptions of Rural Education. In the light of Critical Mathematics Education, we discuss dimensions that permeate the teaching of mathematics related to Field Education. We conducted semistructured interviews with 6 field inhabitants, and we mapped the productive activities of 116 farmers through the use of questionnaires. The research results indicate that people from field emphasize the importance of mathematics teaching, suggesting an articulated education to the way that families live. The results also suggest that there is links between mathematical contents and knowledge about the field.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35518-
dc.date.accessioned2024-04-29T21:15:07Z-
dc.date.available2024-04-29-
dc.date.available2024-04-29T21:15:07Z-
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectCamponeses - atividades produtivaspt_BR
dc.subjectTeaching mathematicspt_BR
dc.subjectMathematics Educationpt_BR
dc.subjectCountryside Educationpt_BR
dc.subjectPeasants - productive activitiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Aldinete Silvino de.-
dc.creatorLIMA, Iranete Maria da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeElements of a relationship between mathematics teaching and peasant productive activities.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Elementos de uma relação entre o ensino de matemática e as atividades produtivas camponesas. ENTRELAÇANDO: Revista Eletrônica de Culturas e Educação. Ano V, n. 10, 2016. ISSN: 2179-8443. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35518pt_BR
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELEMENTOS DE UMA RELAÇÃO ENTRE O ENSINO DE MATEMÁTICA - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2016.pdfElementos de uma relação entre o ensino de matemática e as atividades produtivas camponesas. - Artigo de Periódico CDSA 2016205.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.