Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3552
Title: Análise do comportamento espacial de transportes em uma cidade de porte médio - um enfoque desagregado.
Other Titles: Analysis of the spatial behavior of transport in a medium-sized city - a disaggregated approach.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Sinfronio de Assis Correia.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LEAL, José Eugênio.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RABBANI, Soheil Rahnemay.
???metadata.dc.contributor.referee2???: RABBANI, Simin Jalali.
Keywords: Transporte - Comportamento Espacial;Transport - Spatial Behavior;Transporte - Comportamiento Espacial;Planejamento de Transporte;Planificación de Transporte;Transportation Planning;Extratos Sociais;Social Extracts;Extractos Sociales;Renda ocial;Ingreso Social;Social Income
Issue Date: Feb-1984
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Sinfronio de Assis Correia. Análise do comportamento espacial de transportes em uma cidade de porte médio - um enfoque desagregado. 1984. 76f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 1984.
???metadata.dc.description.resumo???: Versando sobre Planejamento de Transportes, e, mais especificamente, sobre a fase de distribuição de viagens, este trabalho apresenta um estudo desagregado da demanda de transportes em Campina Grande. Os dados utilizados são de Uma Pesquisa Domiciliar levantada a efeito em 1978, pelo GEIPOT, Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes. A população foi dividida em cinco faixas de renda, vindo depois a obtenção das matrizes representativas dos deslocamentos daqueles estratos sociais. Em seguida, o trabalho apresenta duas técnicas que mostram numericamente o efeito da estratificação no padrão de viagens: transformação relatjva e correlação linear. Dos vários modelos de distribuição de viagens citados, o modelo gravitacional à base de fator de resistência é usado, nas versões agregada e desagregada, com melhor resultado para a abordagem desagregada. Por fim, é oportuno lembrar que este trabalho constitui uma contribuição para o estudo do problema de transportes na região, uma vez que os dados usados se referem à cidade de Campina Grande; a segunda cidade do estado da Paraíba, no Nordeste do Brasil.
Abstract: The present work, about Transport Planning, and more specifically, about trip distribution, introduces a disaggre gated study of the transportation demand in Campina Grande, a 200,000 inhabitant town in Northeast of Brazil. The data used here belong to a survey taken place in 1978, by GEIP0T, the brazilian agency for Transport Planning. The population has been divided in five income levels. Then, 0-D matrices were obtained for each of those groups. The study also presents two techniques to show numerically the effect of disaggregation on trip pattern: Transinformation and Linear Correlation Among the several trip distribution models mentioned here, the gravity model with friction factor is used in its aggregated and disaggregated forms, showing better results for the latter. Finally, it is important to regard this report as a contribution to the study of the in-site transportation problem, for the data used refer to the popjj lation of Campina Grande.
Keywords: Transporte - Comportamento Espacial
Transport - Spatial Behavior
Transporte - Comportamiento Espacial
Planejamento de Transporte
Planificación de Transporte
Transportation Planning
Extratos Sociais
Social Extracts
Extractos Sociales
Renda ocial
Ingreso Social
Social Income
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia civil
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3552
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SINFRONIO DE ASSIS CORREIA LIMA - DISSERTAÇÃO PPGECA 1984.pdfSinfronio de Assis Correia Lima Dissertação - PPGECA 198413.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.