Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35521
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO estudo que apresentamos neste artigo tem por objetivo compreender os princípios que norteiam a formação de professores de Matemática no caso dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC). Para tanto, nos ancoramos nos domínios da Educação Matemática Crítica e da Educação do Campo. Os dados empíricos foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco professores que ensinam em dois cursos ofertados por universidades públicas brasileiras. As respostas dos professores mostram que a diversidade, a investigação e a emancipação humana são princípios que norteiam a formação de professores de Matemática nas LEdoC e, sobretudo, colocam em evidência o interesse de os professores formadores trazerem as especificidades do campo para o centro do processo formativo dos futuros professores de Matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleDiversidade, investigação e emancipação humana como princípios da formação de professores de Matemática em cursos de licenciatura em Educação do Campo.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.description.abstractThe study that we present in this article aimed to understand the principles that guide mathematics teacher’s education in the case of undergraduate degree courses in Field Education (LEdoC). Therefore, our theoretical framework is in the domains of Critical Mathematics Education and Field Education. The empirical data we used were produced through semi-structured interviews carried out with five teachers who teach in courses offered by two Brazilian public universities. To analyse their responses, we used diversity, research and human emancipation as analytical categories, considering that they are guiding principles of the activity of teacher trainers in LEdoC. The results confirm the presence of these principles in the responses of the teachers interviewed and, above all, highlight the teacher trainer’s interest to bring field specificities to the centre of the educational process of mathematics pre-service teachers.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35521-
dc.date.accessioned2024-04-30T12:19:52Z-
dc.date.available2024-04-30-
dc.date.available2024-04-30T12:19:52Z-
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.subjectEducação Matemática Críticapt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectLicenciatura em Educação do Campopt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectInvestigaçãopt_BR
dc.subjectEmancipação humanapt_BR
dc.subjectFormação de professores - matemáticapt_BR
dc.subjectCritical Mathematics Educationpt_BR
dc.subjectCountryside Educationpt_BR
dc.subjectDegree in Rural Educationpt_BR
dc.subjectDiversitypt_BR
dc.subjectInvestigationpt_BR
dc.subjectHuman emancipationpt_BR
dc.subjectTeacher training - mathematicspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Aldinete Silvino de.-
dc.creatorLIMA, Iranete Maria da Silva.-
dc.creatorOLIVEIRA, Hélia Margarida.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDiversity, research and human emancipation as principles of mathematics teacher education in degree courses in field education.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva; OLIVEIRA, Hélia Margarida. Diversidade, investigação e emancipação humana como princípios da formação de professores de Matemática em cursos de licenciatura em Educação do Campo. Educação Matemática Pesquisa, Pesq. São Paulo, v. 22, n. 1 pp. 731-752, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35521pt_BR
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIVERSIDADE INVESTIGAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2020.pdfDiversidade, investigação e emancipação humana - Artigo de Periódico CDSA 2020.203.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.