Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35527
Title: A investigação, o diálogo e a criticidade nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Educação do Campo.
Other Titles: Research, dialogue and criticity in the pedagogical projects of licensing courses in degree in Field Education.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Aldinete Silvino de.
LIMA, Iranete Maria da Silva.
Keywords: Professores de matemática;Formação de professores de matemática;Educação do Campo;Licenciatura em Educação do Campo;Curso de Licenciatura em Educação do Campo;Educação Matemática Crítica;Análise documental;Math teachers;Mathematics teacher training;Countryside Education;Degree in Rural Education;Bachelor's Degree in Rural Education;Critical Mathematics Education;Document analysis
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. A investigação, o diálogo e a criticidade nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Educação do Campo. In: MACHADO, Felipe Antonio; GONÇALVES, Fagundes (orgs). Universo dos segmentos envolvidos com a Educação Matemática. 1ed. Ponta Grossa-PR: Atena Editora, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35527
???metadata.dc.description.resumo???: Apresentamos um recorte de uma pesquisa de doutorado sobre a formação de professores de Matemática em Cursos de Licenciatura em Educação do Campo. A pesquisa ancora-se nos estudos sobre a formação de professores, a Educação Matemática Crítica e a Educação do Campo. Por meio de uma análise documental buscamos identiicar elementos característicos das formações matemática, pedagógica e sociopolítica presentes nos projetos pedagógicos de três cursos sediados em universidades públicas das regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. As análises evidenciam elementos que permeiam as propostas dos cursos analisados no que concerne ainvestigação, odiálogoe acriticidade, categorias analíticas que consideramos neste estudo. As propostas dos cursos denotam, também, uma tendência a superar o modelo 3+1 de formação de professores de matemática, em favor de um modelo que busca articular: a teoria e a prática, a formação matemática e a pedagógica, a universidade, a escola e a comunidade. A Matemática ensinada nesta perspectiva aproxima-se das preocupações preconizadas pela Educação Matemática Crítica.
Abstract: We present a cut of a doctoral research on the training of teachers of Mathematics in Courses of Degree in Field Education. The research is anchored in studies on teacher education, Critical Mathematics Education and Field Education. Through a documentary analysis we sought to identify characteristic elements of the mathematical, pedagogical and sociopolitical formations present in the pedagogical projects of three courses based in public universities in the Northeast, Southeast and Central West regions of Brazil. The analyzes show elements that permeate the proposals of the courses analyzed in what concerns the investigation, the dialogue and the criticality, analytical categories that we consider in this study. The proposals of the courses also show a tendency to overcome the 3 + 1 model of teacher training in mathematics, in favor of a model that seeks to articulate: theory and practice, mathematical and pedagogical training, university, school and community. Mathematics taught in this perspective is close to the concerns advocated by Critical Mathematics Education.
Keywords: Professores de matemática
Formação de professores de matemática
Educação do Campo
Licenciatura em Educação do Campo
Curso de Licenciatura em Educação do Campo
Educação Matemática Crítica
Análise documental
Math teachers
Mathematics teacher training
Countryside Education
Degree in Rural Education
Bachelor's Degree in Rural Education
Critical Mathematics Education
Document analysis
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35527
Appears in Collections:Capítulos de Livros - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A INVESTIGAÇÃO O DIALOGO E A CRITICIDADE NOS PROJE - CAP DE LIVRO CDSA 2019.pdfA investigação, o diálogo e a criticidade nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Educação do Campo. - Cap. de Livro CDSA 2019182.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.