Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35529
Title: Cenários para investigação vivenciados na formação de professores de Matemática na licenciatura em Educação do Campo da UFRB.
Other Titles: Scenarios for investigation experienced in the training of Mathematics teachers in the degree in Rural Education at UFRB.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Aldinete Silvino de.
LIMA, Iranete Maria da Silva.
ROSEIRA, Nilson Antonio Ferreira.
Keywords: Educação Matemática Crítica;Professores de matemática;Formação de professores de matemática;Educação do campo;Matemática - estudo e ensino;Curso de Licenciatura em Educação do Campo - UFRB;Universidade Federal do Recôncavo da Bahia;Critical Mathematics Education;Math teachers;Mathematics teacher training;Rural education;Mathematics - study and teaching;Degree Course in Rural Education - UFRB;Federal University of Recôncavo da Bahia
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva ; ROSEIRA, Nilson Antonio Ferreira. Cenários para investigação vivenciados na formação de professores de Matemática na licenciatura em educação do Campo da UFRB. In: Editora Poisson. (Org.). Cenários para investigação na formação de professores de matemática da Licenciatura em Educação do Campo da UFRB .Belo Horizonte: Poisson, 2020. ISBN: 978-65-86127-00-3. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35529
???metadata.dc.description.resumo???: Apresentamos uma reflexão sobre a pertinência de ensinar Matemática por meio de cenários para investigação e focamos, em particular, a formação de professores de Matemática no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Para ilustrar nossa reflexão apresentamos dois cenários propostos por dois professores formadores e vivenciados pelos estudantes do referido curso. Os resultados dessas experiências mostram que os cenários para investigação se configuraram em suportes importantes para as atividades dos professores, na medida em que o trabalho investigativo realizado evidenciou diversos aspectos da relação que há entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato de pertencimento dos estudantes, professores em formação.
Keywords: Educação Matemática Crítica
Professores de matemática
Formação de professores de matemática
Educação do campo
Matemática - estudo e ensino
Curso de Licenciatura em Educação do Campo - UFRB
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Critical Mathematics Education
Math teachers
Mathematics teacher training
Rural education
Mathematics - study and teaching
Degree Course in Rural Education - UFRB
Federal University of Recôncavo da Bahia
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35529
Appears in Collections:Capítulos de Livros - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO VIVENCIADOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES - CAP DE LIVRO CDSA 2020.pdfCenários para investigação vivenciados na formação de professores de Matemática na licenciatura em Educação do Campo da UFRB. - Cap. de Livro CDSA 2020304.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.