Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35534
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste capítulo tem por objetivo reletir sobre o letramento estatístico, estabelecendo relações com a Educação do Campo e a Educação Matemática Crítica (EMC). Apresentamos os principais aspectos de cada uma dessas áreas e, em seguida, problematizamos sobre perspectivas de atividades que podem ser desenvolvidas no ensino de Estatística em escolas do campo, visando contribuir para o letramento estatístico. Essas relexões são parte de um projeto de doutorado em andamento que investiga as possibilidades de situações de letramento estatístico nos contextos da Educação do Campo, a partir de preocupações com a justiça social, democracia, além de questões sociopolíticas e socioculturais presentes no campesinato. Palavras-Chave: Educação do Campo, Letramento Estatístico, Educação Matemática Crítica, Educação Matemática, Educação Estatística.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleReflexões sobre letramento estatístico à luz da educação do campo e educação matemática crítica.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.description.abstractThis chapter discusses statistical literacy, establishing relationships with ield education and critical mathematics education. First, we present the main aspects of each area. Then, we discuss the perspectives of activities that can be developed in the teaching of statistics in ield schools, which can contribute to statistical literacy. These relections are part of an ongoing doctoral project that investigates the possibilities of situations of statistical literacy in ield education contexts based on concerns about social justice, democracy, and socio-political and sociocultural issues present in the Brazilian campesinato.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35534-
dc.date.accessioned2024-05-03T19:04:17Z-
dc.date.available2024-05-03-
dc.date.available2024-05-03T19:04:17Z-
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.subjectLetramento estatísticopt_BR
dc.subjectEducação Matemática Críticapt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectEducação Estatísticapt_BR
dc.subjectStatistical literacypt_BR
dc.subjectCritical Mathematics Educationpt_BR
dc.subjectCountryside Educationpt_BR
dc.subjectTeaching mathematicspt_BR
dc.subjectStatistical Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARROS, Anderson Henrique Costa.-
dc.creatorMONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira.-
dc.creatorLIMA, Aldinete Silvino de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReflections on statistical literacy in the light of field education and critical mathematics education.pt_BR
dc.identifier.citationBARROS, Anderson Henrique Costa; MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira; LIMA, Aldinete Silvino de. Reflexões sobre letramento estatístico à luz da educação do campo e educação matemática crítica. In: RIOS, Kássia Aguiar Noberto; SANTOS, Liz Oliveira dos; COSTA, Samantha Serra (Org.). Tecnologia em alimentos e inovação na Educação do Campo. 1ed. Cruz das Almas: Editora UFRB, 2021, Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35534pt_BR
Appears in Collections:Capítulos de Livros - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REFLEXÕES SOBRE LETRAMENTO ESTATÍSTICO - CAP DE LIVRO CDSA 2021.pdfReflexões sobre letramento estatístico - Cap de Livro CDSA 2021.155.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.