Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35534
Title: | Reflexões sobre letramento estatístico à luz da educação do campo e educação matemática crítica. |
Other Titles: | Reflections on statistical literacy in the light of field education and critical mathematics education. |
???metadata.dc.creator???: | BARROS, Anderson Henrique Costa. MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira. LIMA, Aldinete Silvino de. |
Keywords: | Letramento estatístico;Educação Matemática Crítica;Educação do Campo;Ensino de matemática;Educação Estatística;Statistical literacy;Critical Mathematics Education;Countryside Education;Teaching mathematics;Statistical Education |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | BARROS, Anderson Henrique Costa; MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira; LIMA, Aldinete Silvino de. Reflexões sobre letramento estatístico à luz da educação do campo e educação matemática crítica. In: RIOS, Kássia Aguiar Noberto; SANTOS, Liz Oliveira dos; COSTA, Samantha Serra (Org.). Tecnologia em alimentos e inovação na Educação do Campo. 1ed. Cruz das Almas: Editora UFRB, 2021, Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35534 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este capítulo tem por objetivo reletir sobre o letramento estatístico, estabelecendo relações com a Educação do Campo e a Educação Matemática Crítica (EMC). Apresentamos os principais aspectos de cada uma dessas áreas e, em seguida, problematizamos sobre perspectivas de atividades que podem ser desenvolvidas no ensino de Estatística em escolas do campo, visando contribuir para o letramento estatístico. Essas relexões são parte de um projeto de doutorado em andamento que investiga as possibilidades de situações de letramento estatístico nos contextos da Educação do Campo, a partir de preocupações com a justiça social, democracia, além de questões sociopolíticas e socioculturais presentes no campesinato. Palavras-Chave: Educação do Campo, Letramento Estatístico, Educação Matemática Crítica, Educação Matemática, Educação Estatística. |
Abstract: | This chapter discusses statistical literacy, establishing relationships with ield education and critical mathematics education. First, we present the main aspects of each area. Then, we discuss the perspectives of activities that can be developed in the teaching of statistics in ield schools, which can contribute to statistical literacy. These relections are part of an ongoing doctoral project that investigates the possibilities of situations of statistical literacy in ield education contexts based on concerns about social justice, democracy, and socio-political and sociocultural issues present in the Brazilian campesinato. |
Keywords: | Letramento estatístico Educação Matemática Crítica Educação do Campo Ensino de matemática Educação Estatística Statistical literacy Critical Mathematics Education Countryside Education Teaching mathematics Statistical Education |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35534 |
Appears in Collections: | Capítulos de Livros - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
REFLEXÕES SOBRE LETRAMENTO ESTATÍSTICO - CAP DE LIVRO CDSA 2021.pdf | Reflexões sobre letramento estatístico - Cap de Livro CDSA 2021. | 155.84 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.